Título
Análise nas 4 vertentes do marketing-mix no lançamento do Alfa Romeo Mito
Autor
Fernandes, Artur Jorge
Resumo
pt
O presente projecto pretende analisar decisões estratégicas, tomadas no seio de uma
organização, durante a preparação do lançamento de um novo produto no mercado
automóvel português, à luz das 4 vertentes do Marketing Mix, também conhecidos como
os 4 P’s.
Para esse efeito, será disponibilizado um conjunto de informações necessárias para as
tomadas de decisões mencionadas como:
- Dados estatísticos do sector automóvel, vendas, segmentação, tipologias de clientes.
- Dados sobre características do produto, configurações, custos, margens esperadas,
campanhas de comunicação, capacidades produtivas reservadas pela fábrica,
objectivos de volumes e quotas de segmento.
Um ano passado depois do seu lançamento, podemos dizer em jeito de balanço que o
lançamento do Alfa Romeo MiTo é um sucesso, tendo a marca atingindo e mesmo
superado alguns objectivos que se tinha proposto, no entanto, esse sucesso que é fruto de
tomadas de decisões acertadas, poderia ter corrido ainda melhor, que apenas esta
experiência de 12 meses pode comprovar.
Deste modo o estudo deste caso permitirá transmitir ensinamentos e métodos de trabalhos
aos estudantes das áreas de Gestão e Marketing, para o seu trabalho de amanhã.
en
The actual Project is based on the strategic decisions analysis for the commercial launch of
a new product in the Portuguese automotive industry, through the 4 Marketing-Mix points
of view, also known as the 4 P’s.
In order to achieve this objective, a certain number of information and data needed, will be
provided, such as:
Automotive statistics, sales, segments, clients profiles
Product, equipments, expected margins, communication campaigns, production
assignment, volumes and market share objectives.
After one year we may conclude that the Alfa Romeo MiTo commercial launch has been a
success as all objectives defined by the brand were achieved, and even over achieved in
some cases. Nevertheless, our opinion is that we could have done better regarding our
(last) 12 months experience.
To conclude, this case study should be a good opportunity to teach and transmit experience
and know how to those Marketing and Management students, for their tomorrow activities.