Teses e dissertações

Doutoramento
Ciências da Comunicação
Título

Sócrates e os "outros": Contributos para a compreensão do efeito mediático na confiança institucional

Autor
Sousa, João Carlos Lopes de
Resumo
pt
Na última década tem se intensificado o interesse dos meios de comunicação social pelo escândalo de corrupção, envolvendo diversos atores e instituições, mas muito em particular responsáveis e líderes políticos. Assim, questionamos qual o efeito que a intensa cobertura mediática da corrupção terá na adesão dos cidadãos às regras e instituições democráticas? O objetivo é compreender como a cobertura do escândalo de corrupção política condiciona a adesão dos portugueses às instituições democráticas. Esta questão levanta dois desafios: o de conhecer o discurso mediático sobre corrupção e que corporiza o escândalo; e também o de medir a confiança nas instituições por parte dos portugueses mediante fatores mediáticos como consumos de conteúdos mediáticos e os contextos de socialização política. Em termos metodológicos realizou-se uma pesquisa de conteúdo a 485 notícias. Também se realizou um questionário on-line com 694 respostas validadas. Os nossos resultados sugerem que o ex-Primeiro-Ministro José Sócrates é ator central na discursividade mediática sobre corrupção; em segundo lugar os meios de comunicação têm papel crucial junto dos portugueses e no modo como estes confiam nas instituições. Concluímos que a intensa cobertura em torno de Sócrates ode ter desencadeado o efeito de “maçã podre”, constituindo-se como momento social de depuração.
en
In the last decade, the media's interest in corruption scandals has intensified, involving various actors and institutions, but particularly political leaders and officials. We therefore wonder what effect the intense media coverage of corruption has on citizens' adherence to democratic rules and institutions. The aim is to understand how the coverage of the political corruption scandal affects Portuguese adherence to democratic institutions. This question raises two challenges: to know the media discourse on corruption that embodies the scandal; and, to measure the Portuguese trust in institutions through media factors such as consumption of media content and the contexts of political socialization. In methodological terms, a content survey was carried out on 485 news items. An online questionnaire was also carried out with 694 validated responses. Our results suggest that former Prime Minister José Sócrates is a central actor in media discourse on corruption; secondly, the media play a crucial role with the Portuguese and in the way they trust institutions. We conclude that the intense coverage surrounding Sócrates may have triggered the "rotten apple" effect, constituting a social moment of purification.

Palavras-chave

Política
Meios de comunicação social
Media
Politics
Institutional trust
Confiança institucional
Escândalo de corrupção
Sócrates
Corruption scandal

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo