Título
Improving visibility to foster more informed decision making: The case of containers reverse logistics at Volkswagen AutoEuropa
Autor
Santana, Rafael Alhinho
Resumo
pt
No complexo panorama das cadeias de abastecimento modernas, a busca pela visibilidade da informação emerge como um desafio crítico, impactando a eficiência operacional e a tomada de decisão estratégica. O estado da arte na gestão da cadeia de abastecimento (SCM) reflete uma paisagem dinâmica e em constante evolução, moldada pelos avanços tecnológicos, globalização e uma ênfase acrescida na eficiência e resposta. Este projeto interno, enraizado na metodologia de Pesquisa de Design de Ação (ADR), navega este desafio num gigante automóvel, a Volkswagen AutoEuropa (VWAE), situada em Palmela, Portugal. Inspirado pelos princípios de fornecimento lean, a iniciativa visa construir um painel de desempenho operacional para monitorizar e controlar a logística reversa de contentores do departamento de manuseamento de materiais para ajudar no processo de tomada de decisão com o objetivo de erradicar o desperdício e desbloquear valor, abordando a falta de ferramentas visíveis que impedem o alinhamento estratégico com indicadores chave de desempenho (KPIs). No coração da Logística Operacional da VWAE, o projeto foca-se na gestão de pedidos de contentores, um processo crucial frequentemente afetado por insights relacionados com custos que passam despercebidos devido à sua baixa taxa de apresentação à gestão de topo. O caminho para enfrentar este desafio gira em torno da pesquisa de ferramentas previamente aplicadas que abordam a visibilidade em empresas da cadeia de abastecimento, utilizando-as como uma força transformadora de forma colaborativa e específica ao projeto. O painel atua como uma ferramenta de solução para empoderar os tomadores de decisão com dados em tempo real, fomentando a colaboração e permitindo escolhas baseadas em dados. Conforme o projeto se desenrola, torna-se um farol de eficiência, não apenas resolvendo gargalos de visibilidade, mas também oferecendo uma vantagem estratégica que alinha os processos operacionais da VWAE com objetivos mais amplos da cadeia de abastecimento.
en
Amid the complex landscape of modern supply chains, the quest for information visibility emerges as a critical challenge, impacting operational efficiency and strategic decision-making. The state of the art in supply chain management (SCM) reflects a dynamic and ever-evolving landscape shaped by technological advancements, globalization, and a heightened emphasis on efficiency and responsiveness. This in-company project, rooted in the Action Design Research (ADR) methodology, navigates this challenge in an automotive giant, Volkswagen AutoEuropa (VWAE), situated in Palmela, Portugal. Inspired by lean supply principles, the initiative aims to build an operational performance dashboard to monitor and control the container reverse logistics of the material handling department to help the decision-making process in hopes of eradicating waste and unlock value by addressing the lack of visible tools hindering strategic alignment with key performance indicators (KPIs). At the heart of VWAE's Operational Logistics, the project zooms in on container request management, a pivotal process often plagued by unnoticed cost-related insights due to its low portrayal rate to upper management. The path to tackle this challenge revolves around research of previously applied tools that address visibility in supply chain companies, utilizing them as a transformative force in a collaborative, projectspecific manner. The dashboard acts as a solution tool to empower decision-makers with real-time data,
fostering collaboration, and enable data-driven choices. As the project unfolds, it becomes a beacon of efficiency, not merely resolving visibility bottlenecks but also offering a strategic advantage that aligns VWAE's operational processes with broader supply chain goals.