Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Desenvolvimento integrado e sustentável da Knower: Reflexões estratégicas e proposta de valor

Autor
Bugia, Nádia Sofia Mendes
Resumo
pt
O desenvolvimento integrado e sustentável deve ser tema de reflexão constante em qualquer empresa com objetivos ambiciosos, para que seja um elemento decisivo na vantagem competitiva. Para que tal aconteça devem ser avaliados os fatores que estão na base desse desenvolvimento, o que não é tarefa fácil, uma vez que todas as organizações têm várias características que influenciam o sucesso da sua operação. A complexidade é tal que os estudos existentes raramente atingem conclusões diferentes, já que tipicamente tendem a focar-se nos pontos comuns que geram oportunidades de maior competitividade para as empresas e é por aí que se determinam as orientações de futuro. Assim sendo, este estudo propõe-se a ultrapassar essa limitação ao utilizar um sistema de avaliação completo e integrado, que respeita a subjetividade, por forma a encontrar respostas diferenciadoras e ajustadas à realidade específica da Knower™, podendo contribuir, igualmente, para a visão estratégica de outras PMEs. Assumindo um modelo construtivista, foram postas em prática técnicas de mapeamento cognitivo, sustentadas pela "Strategic Options Development and Analysis" (SODA), em conjunto com a técnica "DEcision MAking Trial and Evaluation Laboratory" (DEMATEL), com o propósito de perceber quais os critérios que impactam verdadeiramente no crescimento da Knower™. Pelos resultados alcançados, conclui-se que o sistema utilizado permite uma análise deveras detalhada e informada, privilegiando uma tomada de decisão mais pragmática.
en
Integrated and sustainable development must be a topic of constant reflection in any company with ambitious goals, so that it is a decisive element in competitive advantage. For this to happen, the factors that underlie this development must be evaluated, which is no easy task, since all organizations have several characteristics that influence the success of their operation. The complexity is such that existing studies rarely reach diferent conclusions, as, typically, they tend to focus on common points that generate opportunities for greater competitiveness for companies and that is how future directions are determined. Therefore, this study aims to overcome this limitation by using a complete and integrated evaluation system, wich respects subjectivity, to find differentiating answers ajusted to the specific reality of Knower™ and can also contribute to the strategic vision of other SMEs. Assuming a constructivist model, cognitive mapping techniques were put into practice, supported by Strategic Options Development and Analysis (SODA), together with the DEcision MAking Trial and Evaluation Laboratory (DEMATEL) technique, with the purpose of understanding which criteria truly impact Knower’s growth. Based on the outcomes, it is concluded that the chosen system allows a very detailed and informed analysis, favoring a more pragmatic decision-making.

Palavras-chave

Cognitive mapping
Apoio à tomada de decisão
Mapeamento cognitivo
DEMATEL
Avaliação multicritério -- Multicriteria evaluation
SODA
PME Pequenas e Médias Empresas -- SME Small and Medium Enterprises
Vantagem competitiva -- Competitive advantage
Support for decision-making

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo