Título
A literacia digital dos trabalhadores do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, IP: Avaliação e estratégias de melhoria
Autor
Dias, Sandra Isabel Gomes
Resumo
pt
A Literacia Digital é considerada uma competência do Seculo XXI, fundamental na administração
pública portuguesa, onde a transformação digital exige trabalhadores cada vez mais habilitados a
utilizar novas tecnologias no seu quotidiano. O objetivo principal deste trabalho é identificar e propor
estratégias e ferramentas que possam ser implementadas para aumentar a Literacia Digital dos
trabalhadores do Instituto da Mobilidade e dos Transportes IP, promovendo a adaptação contínua às
exigências da transformação digital. Para que isso fosse possível foi feita uma investigação com uma
abordagem quantitativa, e utilizados dois questionários (dirigentes e trabalhadores) estruturados
baseados no DigComp. Foram abordadas questões sobre fatores demográficos, competências digitais,
avaliação da Literacia Digital, confiança no uso de ferramentas digitais e iniciativas formativas do IMT.
A análise dos dados demonstrou que a Literacia Digital dos trabalhadores do IMT é influenciada por
fatores como a idade e frequência de utilização de ferramentas digitais, embora variáveis como a
escolaridade não apresentaram um impacto evidente. A formação adequada e a falta de tempo são as
principais barreiras enfrentadas no uso das ferramentas digitais. Os trabalhadores também
consideraram que as iniciativas e formações digitais são insuficientes. Com base nos resultados sugere-
se a criação de uma plataforma e-learning adaptada às necessidades digitais de cada trabalhador,
formações na área da cibersegurança e das ferramentas digitais utilizadas no IMT.
en
Digital Literacy is a 21st century skill, fundamental in the Portuguese public administration, where
digital transformation requires workers to be increasingly skilful at using new technologies in their
daily lives. The main objective of this work is to identify and propose strategies and tools that can be
implemented to increase the Digital Literacy of workers at the Instituto da Mobilidade e dos
Transportes IP, promoting continuous adaptation to the demands of digital transformation. To make
this possible, a quantitative research approach was carried out, using two structured questionnaires
(managers and employees) based on DigComp. Questions were asked about demographic factors,
digital competences, assessment of Digital Literacy, confidence in using digital tools and IMT training
initiatives. Analysing the data showed that the Digital Literacy of IMT workers is influenced by factors
such as age and frequency of use of digital tools, although variables such as schooling do not have a
clear impact. Adequate training and lack of time are the main barriers faced when using digital tools.
Workers also considered digital initiatives and training to be insufficient. Based on the results, we
suggest the creation of an e-learning platform adapted to the digital needs of each worker, training in
cybersecurity and the digital tools used at the IMT.