Título
Diagnostico da transferência da formação em liderança na marinha de guerra portuguesa
Autor
Gonçalves, José António Moreira
Resumo
pt
O presente projeto corresponde a um diagnóstico realizado na Marinha de Guerra Portuguesa,
aos Oficiais, Sargentos e Praças, com o objetivo de avaliar a transferência dos conhecimentos
adquiridos na sua formação em liderança, para o contexto real de trabalho. Desde 1993 que os
militares da Marinha, têm como complemento a sua formação técnica uma formação em
comportamento organizacional, nomeadamente a formação em Liderança. Desde essa altura
nunca foi avaliada a forma como esses conhecimentos são transferidos pelos militares nas
suas unidades.
Para esta análise foi utilizado o Inventário do Sistema de Transferência da Aprendizagem,
designado por LTSI (Holton, et al., 2000) que pretende avaliar as percepções individuais,
estímulos e barreiras à transferência das aprendizagens da formação para o local de trabalho.
Neste diagnóstico participaram 111 Militares da Marinha de guerra Portuguesa,
correspondendo a aproximadamente 20% dos militares inquiridos que realizaram a formação
de liderança. Os resultados revelam que os militares estão motivados para a transferência,
acreditam nos conteúdos da formação, e estão prontos para a mudança, mas existem barreiras
organizacionais e de apoio prestado pela chefia que necessitam de ser melhorados de modo
melhorar a transferência da formação.
en
The present project is a diagnosis conducted in the Portuguese Navy, Officers, Petty officers
and Enlisted, aiming to assess how these military transfer the knowledge acquired in their
leadership training for their real work environment. Since 1993, the Navy servicemen have as
a supplement of his technical background, organizational behavior training, including training
in leadership. Since then, it has never been evaluated how these skills and knowledge are
transferred by the military in their units. For this analysis, it was used the Learning Transfer
Inventory System, called LTSI (Holton, et al., 2000). It intends to evaluate individual
perceptions, incentives and the barriers placed to the transfer of the learning from the training
environment to the workplace. In this diagnosis participated 111 Military of Portuguese Navy,
approximately 20% of the military respondents who conducted leadership training. The
results showed that the military are motivated to transfer, believe the contents of the training,
and are ready to the changing, but there are some organizational barriers and support provided
by the leaderships that needs to be improved in order to increase the training transference