Título
Os benefícios individuais da formação e o seu contributo para o processo de transferência da formação
Autor
Moreira, Carlos Filipe Mateus
Resumo
pt
A qualidade do processo formativo é um dos requisitos que permite assegurar a competitividade das organizações, em função do efeito que os projectos de formação consigam exercer sobre o desempenho dos indivíduos. O que significa que existe uma expectativa de mudança comportamental, associada aos conteúdos transmitidos nesses mesmos projectos. Para que essa mudança ocorra na organização, é necessário que os indivíduos aprendam, que memorizem o que aprenderam e que accionem, nos momentos adequados, esse conhecimento adquirido, ou seja, que transfiram a aprendizagem para o seu local de trabalho.
Esta dissertação tem como objectivos verificar os efeitos da formação ao nível da aquisição e retenção de conhecimentos específicos, do incremento das crenças de auto-eficácia ocupacional e do reforço dos comportamentos de liderança transformacional. Pretende também concluir acerca da relação desses mesmos efeitos e da motivação para aprender, com o processo de transferência da formação, concretamente, no que diz respeito à sua capacidade de prever a percepção de utilidade da formação e a motivação para transferir.
Os resultados demonstram que a formação permite aumentar o nível de conhecimentos dos indivíduos, assim como a retenção desses mesmos conhecimentos passados dois meses. Para além disso, a formação permite também o incremento das crenças de auto-eficácia ocupacional. Os resultados sugerem ainda que a motivação para aprender e a auto-eficácia ocupacional são preditores da percepção de utilidade da formação e da motivação para transferir.
en
The quality of the training process is required to assure organizational competitiveness, as a result of the effect that training projects may have on individual performance. This means that, there is a behavior change expectation associated with the content of those training projects. In order to make that change happen in organizations, individuals must learn the content, memorize that knowledge and activate it whenever it seems adequate, in other words, they need to transfer that learning to their workplace.
The dissertation goals are to verify the effects of training on knowledge acquisition and retention, on occupational self-efficacy beliefs increase and on transformational leadership behavior increase. It also has the goal to conclude about how these individual benefits and motivation to learn, are related with the training transfer process, in order to understand if they can predict training utility perceptions and motivation to transfer.
Results demonstrate that training as a positive effect on the individuals’ knowledge acquisition, as well as retention of that knowledge past two months. Training also increases occupational self-efficacy beliefs. Results also suggest that motivation to learn and occupational self-efficacy are able to predict utility perceptions and motivation to transfer.