Título
Green marketing como vantagem competitiva
Autor
Freitas, Catarina de Castro
Resumo
pt
A crescente preocupação ambiental tanto para as empresas como para os consumidores tem
alcançado grande relevância na criação das estratégias sobre a sustentabilidade. Num cenário
empresarial cada vez mais influenciado pelas pressões ambientais e pela exigência dos
consumidores por práticas mais sustentáveis e produtos mais green, o Green Marketing surge
como uma estratégia de Marketing diferenciadora. Devido às contradições e incertezas dos
autores sobre a temática em questão, surge a pertinência desta dissertação. Esta pesquisa tem
como objetivo perceber se o Green Marketing proporciona uma vantagem competitiva
sustentável para as empresas. A investigação foi desenvolvida através de uma análise
qualitativa, com base em entrevistas semiestruturadas a vinte profissionais de Marketing de
diferentes setores. O Modelo VRIO foi aplicado para avaliar a eficácia desta estratégia
percebendo se o Green Marketing nas diferentes empresas é considerado um recurso – Valioso,
Raro, Inimitável e de que forma a Organização está disposta a explorar este recurso. Assim,
embora o Green Marketing enfrente algumas barreiras significativas, as empresas que
conseguem implementá-lo de forma eficaz, podem alcançar uma vantagem competitiva
sustentável a longo prazo. A pesquisa oferece recomendações práticas para gestores que
pretendam adotar o Green Marketing como uma estratégia nas suas empresas e a importância
da mesma para se diferenciarem no mercado.
en
The growing environmental concern of both companies and customers have been essential in
the development of sustainability strategies. In a business environment increasingly influenced
by environmental pressures and consumer demands for more sustainable practices and greener
products, Green Marketing has emerged as a differentiating marketing strategy. Due to the
contradictions and uncertainties of the authors on the subject in question, this dissertation is
pertinent. This research aims to understand whether Green Marketing provides a sustainable
competitive advantage for companies. Semi-structured interviews served as the basis for the
qualitative analysis used to conduct the research with twenty marketing professionals from
different sectors. The efficacy of this strategy was evaluated using the VRIO Model by
understanding whether Green Marketing in different companies is considered a Valuable, Rare,
Inimitable resource and how the Organization is willing to exploit this resource. Therefore,
despite a few major obstacles, businesses that successfully use green marketing strategies can
gain a long-term competitive edge. The research offers practical recommendations for
managers wishing to adopt Green Marketing as a strategy in their companies and the importance
of it in differentiating themselves in the market.