Teses e dissertações

Mestrado
Educação e Sociedade
Título

Como tornar-se professor(a) em Cuba e no Brasil? O contributo dos sistemas de formação para a constituição da carreira docente

Autor
Kovács, Marina Galvão
Resumo
pt
O futuro da Educação caminha para a literacia digital e, além do uso de novas estratégias metodológicas de ensino, precisa considerar a superação de desafios educacionais básicos que os vários países ainda enfrentam. A principal figura que possibilita e instrumentaliza esse caminhar é o professor, que enfrenta hoje uma crise global. Estudos internacionais alertam para a falta de docentes, já existente ou prevista para um curto prazo, dependendo do país. Assim, a compreensão do status do professor e sua condição na carreira torna-se imprescindível para a tomada de decisões e formulação de políticas públicas mais assertivas. A partir de estudos de caso comparados com abordagem sócio-dinâmica, o trabalho busca analisar os sistemas de formação de professores no Brasil e em Cuba, e qualificar o entendimento sobre os mesmos na constituição da identidade docente. Concluiu-se que as propostas formativas se diferem principalmente na articulação entre teoria e prática, e na promoção da troca entre pares mais experientes. Nas entrevistas realizadas, observou-se que tal especificidade impacta de forma muito expressiva nas fases iniciais da carreira – preparatória e de indução – porém também reverberam, com menos intensidade, nas fases seguintes. Além disso, verificou-se que os relatos de ambas as amostras se assemelham em relação aos desafios e motivações que experienciam atualmente em suas sociedades.
en
The future of Education moves towards digital literacy also the use of new methodological teaching strategies, and needs to consider overcoming basic educational challenges that countries still face. The main figure that enables and instrumentalizes this journey is the teacher, who is facing a crisis in part of the globe. International studies reveal an urgent need for teachers that already exists or is expected in the next years, depending on the country. Thus, understanding the teacher's status and career status becomes essential for making decisions and formulating more assertive public policies. Based on the study of comparative cases with a socio-dynamic approach, the research seeks to analyze the teacher training systems in Brazil and Cuba and qualify the understanding of them in the constitution of teaching identity. It concludes that the training proposals differ mainly in the articulation between theory and practice, and in promoting exchange between more experienced colleagues. During the interviews, it was observed that such feature has a greater impact on the initial phases of the career – preparatory and induction – but also reverberates, with less intensity, on the following phases. In addition, it founded that the reports of both samples are similar in terms of the challenges and motivations they currently experience in their societies.

Data

17-fev-2025

Palavras-chave

Carreira profissional -- Professional career
Docente -- Teacher
Formação de professores -- Teacher education
Identidade profissional -- Professional Identity
Educação latino-americana
Educação comparada
Latin american education
Comparative education

Acesso

Acesso livre

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