Teses e dissertações

Mestrado
Sociologia
Título

A construção da identidade profissional entre professores do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário

Autor
Reis, Rodrigo Roque dos
Resumo
pt
A presente pesquisa enquadra-se na temática da identidade profissional dos professores do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário do sistema educativo português. A problemática centrou-se nos mecanismos, momentos e agentes de socialização que estão por detrás do processo de construção identitária destes docentes. A literatura a este respeito demonstra a existência de vários momentos da vida profissional dos professores passíveis de lhes moldar a identidade profissional, evidenciando que tal nunca se trata de um processo linear, mas antes variável de indivíduo para indivíduo. Torna-se, dessa forma, necessário revisitar os efeitos de cada um desses momentos na construção da identidade profissional dos professores. Assim, partindo da premissa de que os professores constituem um grupo profissional distinto, centrando-se na discussão em torno da Sociologia das Profissões, esta pesquisa qualitativa analisa e discute em que medida cada momento da vida profissional (pré-formação inicial, formação inicial, estágio e após entrada no mercado de trabalho) dos professores contribui para a construção da sua identidade profissional, bem como os principais agentes de socialização que nela intervêm. Enquanto corpo empírico, recorreu-se à realização de dez entrevistas semiestruturadas dirigidas a professores de cada um dos níveis de ensino mencionados e que tivessem mais de 50 anos de idade, tendo sido posteriormente analisadas de acordo com uma estratégia de análise de conteúdo com recurso ao software MAXQDA. Concluímos que a identidade profissional docente é moldada, de forma variável, por cada fase da vida profissional e pelos vários agentes de socialização que dela fazem parte.
en
This research is part of the theme of the professional identity of teachers in the 3rd cycle of basic education and secondary education in the Portuguese education system. The problem focused on the mechanisms, moments and agents of socialization that underlie the process of identity construction for these teachers. The literature on this subject shows that there are various moments in teachers' professional lives that can mold their professional identity, demonstrating that this is never a linear process, but one that varies from individual to individual. It is therefore necessary to revisit the effects of each of these moments on the construction of teachers' professional identities. Thus, starting from the premise that teachers are a distinct professional group, and focusing on the discussion around the Sociology of Professions, this qualitative research analyzes and discusses the extent to which each moment in the professional life (pre-initial training, initial training, internship and after entering the labor market) of teachers contributes to the construction of their professional identity, as well as the main agents of socialization that intervene in it. As an empirical body, ten semi-structured interviews were carried out with teachers from each of the above-mentioned levels of education who were over 50 years old. They were then analyzed according to a content analysis strategy using MAXQDA software. We concluded that the professional identity of teachers is shaped to varying degrees by each stage of professional life and by the various socializing agents that are part of it.

Data

14-fev-2025

Palavras-chave

Docente -- Teacher
Socialização -- Socialization
Profissão -- Profession
Identidade profissional -- Professional Identity
Professor -- Teacher

Acesso

Acesso livre

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