Título
As crianças e as competências adquiridas através dos jogos digitais
Autor
Mourato, Ana Sofia Coelho
Resumo
pt
Os novos processos de socialização desenvolvidos com base na realidade da
sociedade em rede permitem a aquisição de novas formas de literacia. Através dos
jogos digitais as crianças experimentam, com base na distinção do género, o contacto
com diferentes realidades e desenvolvem novas competências e graus de autonomia
para além das competências formais adquiridas na escola.
Os novos media, nomeadamente através dos jogos digitais, fornecem aos
jovens a possibilidade de aprender de um modo informal pela experimentação e
exploração individual e em comunidade.
Jogar é uma necessidade e representa um papel importante no
desenvolvimento individual e no processo de socialização, sendo decisiva para a
construção de regras e valores sociais, nomeadamente a construção da distinção de
géneros, logo a partir da infância, contribuindo fortemente para a aquisição de
competências não formais como as competências cognitivas, memória,
estabelecimento e interpretação de hipóteses, antecipação de situações e
planeamento de estratégias.
en
The new socialization processes developed based on the reality of the network
society allow the acquisition of new forms of literacy. Through digital games children,
experience, based in the distinction of gender, contact with different realities and
develop new skills and degrees of autonomy beyond formal skills acquired in school.
New media, including digital games provide young people the opportunity to
learn in an informal way. Play is a necessity and takes an important role in individual
development and socialization process, being decisive for the construction of social
rules and values, including the construction of gender distinction, right from childhood,
contributing greatly to the acquisition of non-formal skills and cognitive skills, memory,
establishment and interpretation of the hypotheses, anticipating situations and planning
strategies