Título
Ser estudante também envolve riscos?: Adaptação do instrumento COPSOQ ao contexto académico do ensino superior
Autor
Caseiro, Catarina Quintal Marques
Resumo
pt
Viver em sociedade implica lidar com exigências e stress nos diversos contextos de vida que integramos. Neste sentido, é importante compreender e avaliar os fatores de risco e de proteção associados a cada um destes contextos. O "Copenhagen Psychosocial Questionnaire" (COPSOQ) tem sido amplamente utilizado no estudo de fatores psicossociais (de risco/ proteção) de contextos laborais, possibilitando intervenções práticas nos locais de trabalho para promover a saúde, bem-estar e desempenho dos trabalhadores. Na presente dissertação, pretendeu-se desenvolver um instrumento, o Student's COPSOQ, com os mesmos princípios e objetivos do COPSOQ, mas para ser aplicado em contextos académicos do ensino superior. Isto, com o objetivo final de facilitar o desenvolvimento de intervenções em instituições de ensino superior, de forma a promover a saúde, bem-estar e desempenho dos estudantes. Neste sentido, foram conduzidos três estudos. O primeiro estudo consistiu na aplicação de questionários a peritos e estudantes, com o objetivo de avaliar a validade de conteúdo de uma versão preliminar do instrumento. Com base na análise dos dados quantitativos e qualitativos recolhidos, o instrumento foi reformulado. Em seguida, a versão reformulada foi aplicada a uma nova amostra de estudantes. Os dados recolhidos foram analisados num segundo estudo, através de análises fatoriais exploratórias (N = 150) e num terceiro estudo, através de análises fatoriais confirmatórias e outras análises complementares (N = 596). Por fim, discutem-se as características psicométricas do instrumento desenvolvido e as suas limitações, implicações práticas e a pertinência de potenciais estudos futuros.
en
Living in society implies dealing with demands and stress across various life contexts. Thus, it is important to understand and assess the risk and protective factors associated with each one of these contexts. The" Copenhagen Psychosocial Questionnaire" (COPSOQ) has been widely used to study psychosocial (risk and protective) factors in organizational contexts, enabling practical interventions in workplaces to enhance workers’ health, well-being, and performance. The present dissertation aimed to develop a similar instrument, Student's COPSOQ, based on the same principals and goals of COPSOQ, but for application in higher education academic contexts. Hence, this instrument aims to facilitate interventions within educational institutions to promote students’ health, well-being, and academic performance. Three studies were conducted. The first consisted of administering questionnaires to experts and students to assess the content validity of a preliminary version of the instrument. Based on quantitative and qualitative data, the instrument was revised. Subsequently, this revised version was administered to a new sample of students. The data collected were analyzed in the second study using exploratory factor analyses (N = 150) and in the third study using confirmatory factor analyses, along with additional complementary analyses (N = 596). Finally, the psychometric properties of the developed instrument are discussed, as well as its limitations, practical implications, and the relevance of potential future lines of research.