Título
Can the trade-off theory and the agency cost theory be applied to the case of the bankruptcy of Hertz to explain the reason(s) for its financial distress and its recovery?
Autor
Guilmineau, Pierre
Resumo
pt
Este estudo de caso diz respeito à empresa Hertz, uma das maiores empresas de aluguer de automóveis do mundo. A Hertz declarou falência após o anúncio da COVID-19, em maio de 2020, e recuperou em junho de 2021. A Hertz foi a única empresa do seu sector a entrar em falência. Oficialmente, a Hertz não conseguiu reembolsar os seus credores devido a uma situação de baixas receitas. O estudo tem como objetivo discutir o significado da falência, as suas implicações e a forma de a recuperar. Este caso envolve a relevância das decisões de financiamento e a sua comunicação pela gestão de topo no bem-estar de uma empresa. O estudo abrange os anos de 2017 a 2022 e está dividido em duas análises. Em primeiro lugar, recorrendo às demonstrações financeiras, é efectuada uma análise para comparar a situação financeira antes e depois da COVID-19, entre a Hertz e os seus principais concorrentes. Em segundo lugar, são analisadas as chamadas de resultados, os diapositivos e as transcrições, a fim de observar se a comunicação da direção de topo tem um papel a desempenhar na crise. O estudo conclui que a Hertz estava a sofrer de excesso de dívida entre 2017 e 2019, pelo que a razão apresentada para a falência não era inteiramente válida. Além disso, a gestão de topo, entre 2017-2019, não apresentou nem discutiu suficientemente as suas decisões de financiamento com os seus acionistas. Ao contrário da gestão de topo em 2021-2022, que foi mais transparente na sua análise e tomada de decisões. Assim, o estudo reforça a relevância da escolha dos seus métodos de financiamento e da forma de comunicação com os acionistas para melhorar a saúde financeira de uma empresa.
en
This case study concerns the company Hertz, one of the biggest car rentals in the world. Hertz filed for bankruptcy after COVID-19 was announced, in May 2020, and recovered from it in June 2021. Hertz was the only one in its sector to be bankrupted. Officially, Hertz was unable to repay its creditors due to a low revenue situation. The study aims to discuss the significance of bankruptcy, its implications, and how to recover from it. This case involves the relevance of financing decisions and their communication by the top management in the well-being of a company. The study covers the years 2017 to 2022 and is divided into two analyses. Firstly, by using the financial statements, an analysis is conducted to compare the financial situation before and after COVID-19, between Hertz and its main competitors. Secondly, the earning calls, slides, and transcripts, are reviewed to observe if the top management communication has a role to play in the distress. The study concludes that Hertz was suffering from debt overhang from 2017-2019, thus the reason given for the bankruptcy was not entirely valid. Moreover, the top management, between 20172019, did not display and discuss their financing decisions enough with their shareholders. As opposed to the top management in 2021-2022, which was more transparent in their analysis and decision-making. Thus, the study enhances the relevance of choosing its financing methods and the way of communicating with the shareholders to improve the financial health of a company.