Título
Conceptualização de um Balanced Scorecard para uma entidade no setor da produção de espetáculos e eventos: Estudo de caso na empresa PMP EVENTOS
Autor
Rosário, Irma Pereira do
Resumo
pt
O controlo de gestão é uma ferramenta essencial para cada empresa garantir que atinge
os objetivos estratégicos, dado que possibilita a monitorização contínua do seu
desempenho. Neste contexto, o Balanced Scorecard (BSC) surge enquanto instrumento
de controlo de gestão para alinhar as atividades realizadas pela empresa à sua visão e
estratégia organizacional, permitindo a medição do seu desempenho por via de
indicadores em diferentes perspetivas.
Esta investigação tem como objetivo a conceptualização do BSC para a empresa
PMP EVENTOS, uma empresa cuja atuação é a produção de espetáculos e eventos, a fim
de proporcionar à mesma um recurso que primazia a criação de valor tendo em
consideração a realidade da indústria onde está inserida.
Com essa finalidade, a presente investigação segue uma metodologia qualitativa
com recurso ao método de estudo de caso, de carácter intervencionista, tendo por fontes
de evidência entrevistas semiestruturadas a profissionais da empresa, complementada
pela recolha e análise de documentos.
O maior contributo teórico deste trabalho prende-se com a adaptação prática do
BSC a uma empresa inserida num setor onde foi possível constatar a lacuna existente na
literatura sobre estas temáticas, dado os trabalhos realizados na área da contabilidade e
da gestão serem reduzidos. O principal contributo prático é propor uma abordagem que
contribua para a melhoria das práticas de gestão, isto é, que auxilie na otimização das
mesmas, com o intuito de oferecer soluções que tornem os processos de tomada de
decisão mais eficazes, promovam a eficiência operacional e melhorem o desempenho
organizacional.
en
Management control is an essential tool for a company to ensure that it achieves its
strategic objectives, as it enables continuous performance monitoring. In this context, the
Balanced Scorecard (BSC) emerges as a management control instrument to align the
company’s activities with its vision and organizational strategies, allowing performance
measurement through indicators across different perspectives.
This research aims to conceptualize the BSC for the specific case of PMP
EVENTOS, a company operating in the production of shows and events, in order to
provide it with a tool that prioritizes value creation, considering the realities of the
industry in which it operates.
To achieve this goal, the study follows a qualitative methodology through an
interventionist case study method, through semi-structured interviews conducted to
company professionals, complemented by collection and document analysis.
The main theoretical contribution of this work lies in the practical adaptation of
the BSC to a company within a sector where a gap in the literature on these topics was
identified, as accounting and management studies in this area are limited. The primary
practical contribution is to propose an approach that enhances management practices, that
is, one that assists in optimizing management practices with the aim of providing
solutions that make decision-making processes more effective, promote operational
efficiency, and improve organizational performance.