Título
Relação entre a situação profissional e académica das mães e as estratégias educativas
Autor
Nascimento, Ivan Filipe Ferreira Amaral do
Resumo
pt
Este estudo pretende indagar em que medida o mundo do trabalho e a situação profissional e académica das mães influência a sua estratégia educativa.
Para compreender este fenómeno foram entrevistadas doze mães com filhos a frequentar o 1º ciclo do ensino básico. Foi necessário diversificar as entrevistadas pela sua situação profissional (empregada, empregada por turnos e desempregada) e nível de habilitações académicas (licenciatura ou superior e 12º ano ou inferior) criando seis perfis.
Foi possível distinguir duas estratégias educativas: uma contratualista (representativa das mães mais escolarizadas) e outra estatutária (representativa das mães menos escolarizadas) que corroboraram o que um grande número de estudos defende, isto é, o grau de escolaridade e o estatuto social de origem moldam e condicionam as estratégias educativas das famílias.
Não foi possível comprovar que a situação profissional influencia a forma de educar das mães. No entanto, deixa o caminho aberto para que no futuro outros estudos se debrucem na temática.
en
This study intends to inquire in which measure the world of the work and the professional and academic situation of the mothers influence his educative strategy.
To understand this phenomenon twelve mothers with children who frequent the primary school were interviewed. It was necessary to diversify the interviewed mothers in order to her professional situation (employee employed by shifts and unemployed) and them academic level (degree course or higher and 12th year or less) creating six profiles.
It was possible to distinguish two educational strategies: a contractualist (representative of most educated mothers) and other statutory (representative of least educated mothers) The study corroborates what a large number of studies argues, that is, the level of education and social status of origin shape and constrain the educative strategies of the families.
It has not been possible to prove that the work situation influence the way the mothers educate. However, it leaves the way open for further studies to focus on the topic.