Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Internacional
Título

Is slow fashion the new trend to follow in Portugal? Cantê Lisboa case study

Autor
Gaspar, Joana Inês Bailadeira
Resumo
pt
A sustentabilidade tem ganho reconhecimento global, e a indústria da moda não é exceção. Como um dos setores mais impactantes em termos ambientais, a moda tem contribuído significativamente para situações como as elevadas emissões de carbono, o uso excessivo de energia e água, e a produção de resíduos. No entanto, a crescente consciencialização ambiental está a levar consumidores e marcas a adotarem práticas de moda sustentável. Esta tese procura aprofundar o entendimento sobre a moda sustentável, explorando os motivos por trás desta mudança e como as marcas podem começar a transitar os seus modelos de negócio nesse sentido. O estudo começa com uma revisão de literatura que abrange a sustentabilidade na indústria têxtil, a responsabilidade social corporativa (CSR) e o greenwashing. Em seguida, examina a ligação entre a fast fashion e a economia linear, e a influência das redes sociais no seu crescimento, passando depois para a moda sustentável e o modelo de economia circular. Também é apresentada uma análise SWOT ao problema. Atenção especial é dada à moda sustentável na Europa e na indústria de moda de praia. Foi realizado um estudo de caso da marca portuguesa de moda praia Cantê Lisboa, com recurso a cenários hipotéticos, com o objetivo de entender de que forma a empresa incorpora práticas sustentáveis em diferentes áreas do seu negócio e o que pode melhorar. A análise fornece conhecimentos sobre como as marcas de moda podem realizar uma transição eficaz rumo à sustentabilidade. Além disso, o estudo aponta para oportunidades de pesquisa futura, como a comparação entre marcas sustentáveis em Portugal e Espanha, a fim de explorar variações regionais.
en
Sustainability has gained global recognition, and the fashion industry is no exception. As one of the most environmentally impactful sectors, fashion has long contributed to issues like high carbon emissions, excessive energy and water use, and waste. However, growing environmental awareness drives consumers and brands toward more sustainable, slow fashion practices. This thesis aims to enhance the current understanding of slow fashion, exploring the reasons behind this shift and how brands can begin transitioning their business models in that direction. The research opens with a literature review covering sustainability in the textile industry, corporate social responsibility (CSR), and greenwashing. It then explores fast fashion’s link to the linear economy and the influence of social media on its rise, followed by an examination of sustainable fashion and the circular economy model, along with a SWOT analysis. Special attention is given to slow fashion in Europe and the swimwear industry. A Portuguese swimwear brand Cantê Lisboa case study was conducted to understand how the company integrates sustainability across different aspects of its business and how it still can improve, also using hypothesis-based scenarios. This analysis offers insights into how fashion brands can successfully shift toward sustainability. The study also identifies future research opportunities to explore regional differences in sustainability initiatives and consumer perceptions, particularly in benchmarking sustainable fashion brands in Portugal and Spain.

Palavras-chave

Sustentabilidade -- Sustainability
Moda sustentável
Economia circular - Circular economy
Slow fashion
Indústria têxtil -- textile industry
Swimwear industry
Cantê Lisboa
Indústria de moda de praia

Acesso

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