Título
A implementação da economia circular nas PME nacionais: Um caso de estudo: Empresa Pikikos
Autor
Dias, Ana Sofia Constantino Afonso
Resumo
pt
A Económica Circular tem surgido nas agendas das organizações governamentais e no
núcleo da gestão das empresas como solução à problemática do uso excessivo de recursos
e consequente aumento dos resíduos que o modelo linear promove. A mudança do paradigma
atual para o sucesso das empresas por via de um crescimento sustentável apoia-se na
implementação de medidas circulares cada vez mais percecionadas como oportunidades de
negócio. O papel dos consumidores nesta transição apresenta-se fundamental para o
sucesso das mesmas, sendo eles os responsáveis por consumir bens circulares de natureza
circular.
A presente investigação pretender analisar os desafios que as empresas se deparam na
transição para a circularidade e ainda a perceção dos consumidores à implementação destas
iniciativas. Os resultados obtidos relevam que as empresas nacionais enfrentam um maior
número de barreiras impeditivas do que com vetores facilitadores na implementação do
processo como falta de incentivos, apoios externos e recursos de diversas naturezas. Para
além do referido, é identificado que os consumidores encontram se atualmente mais atentos
a este tema, sendo a circularidade um fator influenciador na tomada de decisão, reconhecem
a necessidade de utilizar mais frequentemente um produto antes de este ser descartado e
ainda que o fator social e a relação qualidade-preço influenciam a sua decisão.
en
Circular Economy has appeared on the agendas of government organizations and at the heart
of company management as a solution to the problem of excessive use of resources and the
consequent increase in waste that the linear model promotes. The change from the current
paradigm to the success of companies through sustainable growth is based on the
implementation of circular measures that are increasingly perceived as business
opportunities. The role of consumers in this transition is fundamental to their success, as they
are responsible for consuming circular goods.
This research aims to analyze the challenges faced by companies in the transition to
circularity and also the perception of consumers regarding the implementation of these
initiatives. The results show that national companies face a greater number of impeding
barriers than facilitating vectors in implementing the process, such as a lack of incentives,
external support and resources of various kinds. In addition to the above, it was found that
consumers are currently more aware of this issue, with circularity being an influencing factor
in their decision making, they recognize the need to use a product more often before it is
discarded and also that the social factor and the quality-price ratio influence their decision.