Título
Franchising como setor em mudança: estrutura, evolução e extroversão de um negócio de serviços
Autor
Carriço, Eduardo Manuel Carvalho
Resumo
pt
Esta dissertação aborda um negócio específico da economia de serviços como objeto de estudo da dinâmica setorial. O presente trabalho incide sobre uma base de dados original, elaborada a partir de fontes primárias cobrindo o setor do Franchising para Portugal no horizonte temporal compreendido entre 1996 a 2013. Partindo da abordagem dos estudos neo-Schumpeterianos da inovação e da dinâmica industrial, esta pesquisa oferece uma primeira tentativa de tratamento sistemático sobre um setor que tem merecido pouco estudo desde a perspetiva da mudança da evolução e concentração de mercado. Relativamente à concentração o estudo mostra que não existe evidência de concentração de mercado, apesar de detetarmos grandes players de mercado, e esta área de serviços é relativamente pouco volátil, ou seja, não existe uma disputa significativa na discussão por um nova posição em cada um dos setores. De forma a profundar este estudo, foi desenvolvido uma análise econométrica, que visa relacionar a atividade económica com o aparecimento de novas insígnias. Este trabalho permitiu verificar que o PIB e suas componentes influenciam o aparecimento de novas insígnias, sendo as importações a variável que mais se destaca.
en
This dissertation addresses a specific economy business service as the object of study of sector dynamics. This work focuses on one original database, drawn from primary sources covering the sector of Franchising for Portugal between 1996 to 2013.Based on the approach of the neo-Schumpeterian studies of innovation and industrial dynamics, this research offers a first attempt at systematic treatment on a sector that has received little study from the standpoint of evolution and change of market concentration. This study shows that there is no evidence of market concentration, although there are some large market players, and this area of services is relatively volatile, there is no significant dispute in discussion for a new position in each of the sectors. In order to deepen the study, an econometric analysis, which seeks to relate economic activity with the appearance of new brands, was developed. This work has shown that GDP and its components influence the appearance new brands, importations being the variable that stands out the most.