Título
Smart mirror technology and its impact in luxury fashion retail and customer’s purchase decision: A TAM approach
Autor
Meireles, Pedro Moreira
Resumo
pt
Este estudo versa sobre o impacto da tecnologia de Espelho Inteligente na experiência de retalho
de moda de luxo, focando-se nos seus efeitos na satisfação do cliente e nas suas intenções de
compra. Utilizando o Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) como estrutura, esta pesquisa
avalia os principais fatores que influenciam a adoção do Espelho Inteligente, incluindo a perceção
de facilidade de uso, utilidade percecionada, apelo estético e navegação. Foi realizado um inquérito
entre consumidores de luxo, cujos resultados indicam que a navegação e a utilidade percecionada
são preditores significativos de satisfação que, por sua vez, impulsiona a intenção de compra. Em
contrapartida, o apelo estético demonstrou um impacto menor na satisfação do que o esperado.
Estas conclusões destacam a importância de conceber Espelhos Inteligentes intuitivos e funcionais
para melhorar as experiências em loja no retalho de moda de luxo, aumentando, assim, o
envolvimento dos clientes e o potencial de vendas.
en
This study examines the impact of Smart Mirror technology on the luxury fashion retail
experience, focusing on its effects on customer satisfaction and purchasing intentions. Employing
the Technology Acceptance Model (TAM) as a framework, this research evaluates key factors
influencing Smart Mirror adoption, including perceived ease of use, perceived usefulness,
aesthetic appeal, and navigation. A survey was conducted among luxury consumers, with findings
indicating that navigation and perceived usefulness are significant predictors of satisfaction, which
in turn drives purchase intention. Conversely, aesthetic appeal showed a lesser impact on
satisfaction than expected. These insights highlight the importance of designing intuitive and
functional Smart Mirrors to improve in-store experiences in luxury fashion retail, ultimately
boosting customer engagement and sales potential.