Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Smart mirror technology and its impact in luxury fashion retail and customer’s purchase decision: A TAM approach

Autor
Meireles, Pedro Moreira
Resumo
pt
Este estudo versa sobre o impacto da tecnologia de Espelho Inteligente na experiência de retalho de moda de luxo, focando-se nos seus efeitos na satisfação do cliente e nas suas intenções de compra. Utilizando o Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) como estrutura, esta pesquisa avalia os principais fatores que influenciam a adoção do Espelho Inteligente, incluindo a perceção de facilidade de uso, utilidade percecionada, apelo estético e navegação. Foi realizado um inquérito entre consumidores de luxo, cujos resultados indicam que a navegação e a utilidade percecionada são preditores significativos de satisfação que, por sua vez, impulsiona a intenção de compra. Em contrapartida, o apelo estético demonstrou um impacto menor na satisfação do que o esperado. Estas conclusões destacam a importância de conceber Espelhos Inteligentes intuitivos e funcionais para melhorar as experiências em loja no retalho de moda de luxo, aumentando, assim, o envolvimento dos clientes e o potencial de vendas.
en
This study examines the impact of Smart Mirror technology on the luxury fashion retail experience, focusing on its effects on customer satisfaction and purchasing intentions. Employing the Technology Acceptance Model (TAM) as a framework, this research evaluates key factors influencing Smart Mirror adoption, including perceived ease of use, perceived usefulness, aesthetic appeal, and navigation. A survey was conducted among luxury consumers, with findings indicating that navigation and perceived usefulness are significant predictors of satisfaction, which in turn drives purchase intention. Conversely, aesthetic appeal showed a lesser impact on satisfaction than expected. These insights highlight the importance of designing intuitive and functional Smart Mirrors to improve in-store experiences in luxury fashion retail, ultimately boosting customer engagement and sales potential.

Palavras-chave

Customer experience
Experiência do cliente
Satisfação do cliente -- Customer satisfaction
Smart mirror
Luxury fashion retail
Digital innovation in retail
Espelho inteligente
Retalho de moda de luxo
Inovação digital no retalho

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo
Política de Cookies
Este portal utiliza cookies e outras tecnologias na navegação do site ...