Título
O impacto da formação académica e liderança da direção técnica da creche na satisfação da equipa
Autor
Vidal, Karina Carolina
Resumo
pt
De acordo com o artigo 3º da Portaria n.º 262/2011 de 31 de Agosto, “A creche é um
equipamento de natureza socioeducativa, vocacionado para o apoio à família e à criança,
destinado a acolher crianças até aos 3 anos de idade “, portanto, a creche é um espaço de
extrema importância na vida das crianças, que oferece cuidados e estimulação adequada ao
seu desenvolvimento. Neste contexto, o papel do diretor da creche é fundamental para
garantir a qualidade dos serviços prestados e o bem-estar das crianças, além de gerir a equipa
de profissionais que atuam no local. Este trabalho investiga o impacto da formação académica
e da liderança exercida pela direção técnica na satisfação da equipa em creches. A pesquisa
enfatiza que uma formação académica sólida é crucial para capacitar os diretores para
enfrentar os desafios do ambiente educativo, promovendo práticas de liderança que impactam
diretamente a motivação e o desempenho da equipa. Com este objetivo em mente, foi
conduzido um estudo de natureza quantitativa com base na aplicação de questionários a
profissionais de diversas instituições de primeira infância com e sem fins lucrativos no distrito
de Lisboa. Os resultados deste trabalho são discutidos tendo em conta a sua importância do
contexto da administração escolar.
en
According to article 3 of Ordinance No. 262/2011 of August 31, “The kindergarten is an
equipment of a socio-educational nature, designed to support families and children, and
intended to accommodate children up to 3 years old”, therefore, kindergarten is an extremely
important space in children's lives, offering adequate care and stimulation for their
development. In this context, the role of the kindergarten director is fundamental to guarantee
the quality of services provided and the well-being of children, in addition to managing the team
of professionals who work there. This work investigates the impact of academic training and
leadership exercised by technical management on staff satisfaction in daycare centers. The
research emphasizes that a solid academic background is crucial to enabling principals to face
the challenges of the educational environment, promoting leadership practices that directly
impact team motivation and performance. With this objective in mind, a quantitative study was
conducted by applying questionnaires to professionals from several for-profit and non-profit
early childhood institutions in the Lisbon district. The results of this work are discussed
considering their importance in the context of school administration.