Título
Estratégias de comunicação digital no Instagram e o papel dos seguidores no desenvolvimento da marca Flair by MR
Autor
Chaveiro, Patrícia Galvoeira
Resumo
pt
A presente dissertação explora o papel dos seguidores e consumidores e no quadro da
comunicação digital, com foco específico nas estratégias utilizadas no Instagram para o
desenvolvimento da marca Flair by MR. Com o aumento do consumo online, as marcas
enfrentam o desafio de se destacar num ambiente digital competitivo.
É neste sentido que esta investigação pretende, com recurso à entrevista e aos métodos
digitais, compreender como o seguidor/consumidor e a comunicação no Instagram influenciam
a construção e a perceção das marcas online, utilizando a marca portuguesa de vestuário Flair
by MR, como objeto de estudo. Para tal, recorreu-se à análise temática para categorizar e
interpretar os dados. Foi depois desenvolvido e aplicado ao conjunto de publicações recolhidas,
um livro de códigos composto por 9 dimensões de análise.
Os resultados indicam que a marca Flair by MR adota diversas estratégias no Instagram
para promover o engagement dos consumidores, como conteúdos visuais interativos, parcerias
com outras marcas e a promoção de conteúdos criados pelos utilizadores. Tais práticas
fortalecem a imagem da marca e fomentam uma comunidade online ativa e leal. A
autenticidade, embora por vezes mais ou menos encenada (Banet-Weiser, 2012), e a interação
contínua com os seguidores revelam-se fatores essenciais para o desenvolvimento de um
relacionamento duradouro e de confiança.
De um modo geral, verificou-se que a análise destaca a importância do envolvimento dos
consumidores no desenvolvimento da marca, onde estes desempenham o papel de co-criadores
de conteúdo, influenciando as estratégias e contribuindo para a evolução contínua da marca.
en
This dissertation explores the role of followers and consumer within the framework of digital
communication, with a specific focus on the strategies used on Instagram for the development
of the brand Flair by MR. With the rise of online consumption, brands face the challenge of
standing out in a competitive digital environment.
In this context, this investigation aims, through interviews and digital methods, to
understand how the consumer and communication on Instagram influence the construction and
perception of brands online, using the Portuguese clothing brand Flair by MR as a case study.
To achieve this, thematic analysis was employed to categorize and interpret the data.
Subsequently, a codebook consisting of nine dimensions of analysis was developed and applied
to the collected set of publications.
The results indicate that the brand Flair by MR adopts various strategies on Instagram to
promote consumer engagement, such as interactive visual content, partnerships with other
brands, and the promotion of user-generated content. Such practices strengthen the brand image
and foster an active and loyal online community. Authenticity, although sometimes more or
less staged (Banet-Weiser, 2012), and continuous interaction with followers prove to be
essential factors for the development of a lasting and trusting relationship.
Overall, the analysis highlights the importance of consumer involvement in brand
development, where consumers act as co-creators of content, influencing strategies and
contributing to the brand's continuous evolution.