Título
O envolvimento dos influencers no crescimento das marcas: Comunicação digital da ModaLisboa
Autor
Résio, Raquel Filipa de Matos
Resumo
pt
A Associação ModaLisboa surge em 1993, com o intuito de organizar a primeira semana de
moda independente da Europa. A Lisboa Fashion Week é o principal projeto da Associação
ModaLisboa e tornou-se no evento de moda com maior reconhecimento em Portugal.
Apresenta sazonalmente, em março e outubro, as coleções de estilistas nacionais, com a
missão de “divulgar o melhor da Moda Portuguesa para o mundo”.
A ModaLisboa surge como um caso de estudo interessante ao nível da estratégia de
comunicação digital em rede. Através da análise de conteúdo à página de Instagram e de
entrevistas junto do Gabinete de Imprensa e Comunicação e da própria Presidente da
Associação ModaLisboa, Eduarda Abbondanza, tornou-se possível retirar conclusões sobre
a forma como a ModaLisboa se apresenta enquanto marca de referência. Verificámos que os influenciadores digitais não são apenas pessoas que cresceram no
meio digital, também cresceram como celebridades noutros meios e, posteriormente,
construíram uma comunidade de seguidores nas redes sociais. Os resultados mostram que
os 20 influenciadores visados na análise geraram mais de meio milhão de interações em torno
da ModaLisboa e, na sua maioria, cresceram exclusivamente no digital. Apesar de se ter
confirmado que o maior número de seguidores está associado a interações mais elevadas,
encontrámos algumas exceções.
Dada a falta de estudos na área dos influencers de moda, nomeadamente em Portugal, o
presente estudo permitiu preencher lacunas neste sentido. Além disso, fornece uma visão
geral teórica e empírica dos fatores relevantes que caracterizam os influenciadores digitais na
indústria da moda.
en
The ModaLisboa Association appears in 1993, with the aim of organizing the first independent
fashion week in Europe. Lisboa Fashion Week is the main project of Associação ModaLisboa
and has become the most recognized fashion event in Portugal. Seasonally, in March and
October, presents the collections of national designers, with the mission of "spreading the best
of Portuguese Fashion throughout the world".
ModaLisboa emerges as an interesting case study in terms of digital communication
strategy. Through content analysis on the Instagram page and interviews with the Press and
Communication Office, as well as the President of the ModaLisboa Association, Eduarda
Abbondanza, it was possible to draw conclusions about how ModaLisboa presents itself as a
reference brand. We found that digital influencers are not just people who grew up in the digital world, they
also grew up as celebrities in other media and subsequently built a community of followers on
social networks. The results show that the 20 influencers targeted in the analysis generated
more than half a million interactions around ModaLisboa and, for the most part, grew
exclusively in the digital world. Although it has been confirmed that the largest number of
followers is associated with higher interactions, we found some exceptions.
Given the lack of studies in the area of fashion influencers, namely in Portugal, the present
study made it possible to fill gaps in this regard. In addition, it provides a theoretical and
empirical overview of the relevant factors that characterize digital influencers in the fashion
industry.