Título
O efeito mediador positivo da maturidade digital na relação entre sistemas digitais de alto desempenho e os níveis de engagement das empresas
Autor
Góis, Tiago José Viana
Resumo
pt
A capacidade transformadora das tecnologias digitais está a reconfigurar o contexto estratégico
das empresas. À medida que esta avança na sua complexidade, vai assumindo uma posição cada
vez mais preponderante no mundo empresarial. A importância da maturidade digital, enquanto
indicador do grau de transformação digital das organizações, vai sendo cada vez maior à medida
que o protagonismo tecnológico aumenta no cenário empresarial. Desde modo, é crucial
compreender como é que a gestão de recursos humanos, assumindo elevada responsabilidade
sobre o engagement dos trabalhadores nas organizações, consegue desenvolver e implementar
as suas práticas e políticas num mundo empresarial cada vez mais volátil, incerto e complexo.
Este estudo tem como objetivo compreender o efeito mediador da Maturidade Digital na
relação entre os Sistemas Digitais de Alto Desempenho e os níveis de Engagement das
empresas. Isto é, compreender de que forma é que práticas eficazes de recursos humanos,
aliadas à transformação digital, consegue aumentar o grau de envolvimento e compromisso do
trabalhador perante a sua organização.
Através de uma metodologia quantitativa, aplicou-se o questionário a uma amostra de
253 inquiridos que trabalham ou trabalharam numa empresa pública ou privada que disponha
do mínimo de recursos digitais na sua atividade. Os resultados confirmaram a mediação parcial
da Maturidade Digital na relação entre Sistemas Digitais de Alto Desempenho e os níveis de
Engagement. Para maximizar o impacto de práticas e políticas de recursos humanos no
engagement dos trabalhadores, investir na transformação digital da organização pode ser a
resposta para uma relação mais eficaz.
en
Digital technologies’ transformative capacity is reconfiguring the strategic context of
companies and organizations. As it becomes more complex, it is assuming an increasingly
dominant position in the business world. The importance of digital maturity, as an indicator of
the degree to which organizations are digitally transformed, is increasing as technological
prominence grows in the business landscape. Therefore, it is crucial to understand how Human
Resource Management, which assumes a great responsibility for employee engagement levels
in organizations, manages to develop and implement its practices in an increasingly volatile,
uncertain and complex business world.
The aim of this study is to understand the mediating effect of Digital Maturity on the
relationship between High Performance Digital Systems and Engagement levels in companies.
In other words, the goal is to understand how human resources practices, combined with digital
transformation, can increase employee´s involvement and commitment towards their
organization.
Using a quantitative methodology, the questionnaire was applied to a sample of 253
respondents who work or have worked in a public or private company that has a minimum of
digital resources in its activity. The results confirmed a partial mediation of Digital Maturity in
the relationship between High Performance Digital Systems and Engagement levels. To
maximize the impact of human resources practices on employee engagement, investing in the
organization’s digital transformation could be the answer to a more effective relationship.