Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Título

O efeito mediador positivo da maturidade digital na relação entre sistemas digitais de alto desempenho e os níveis de engagement das empresas

Autor
Góis, Tiago José Viana
Resumo
pt
A capacidade transformadora das tecnologias digitais está a reconfigurar o contexto estratégico das empresas. À medida que esta avança na sua complexidade, vai assumindo uma posição cada vez mais preponderante no mundo empresarial. A importância da maturidade digital, enquanto indicador do grau de transformação digital das organizações, vai sendo cada vez maior à medida que o protagonismo tecnológico aumenta no cenário empresarial. Desde modo, é crucial compreender como é que a gestão de recursos humanos, assumindo elevada responsabilidade sobre o engagement dos trabalhadores nas organizações, consegue desenvolver e implementar as suas práticas e políticas num mundo empresarial cada vez mais volátil, incerto e complexo. Este estudo tem como objetivo compreender o efeito mediador da Maturidade Digital na relação entre os Sistemas Digitais de Alto Desempenho e os níveis de Engagement das empresas. Isto é, compreender de que forma é que práticas eficazes de recursos humanos, aliadas à transformação digital, consegue aumentar o grau de envolvimento e compromisso do trabalhador perante a sua organização. Através de uma metodologia quantitativa, aplicou-se o questionário a uma amostra de 253 inquiridos que trabalham ou trabalharam numa empresa pública ou privada que disponha do mínimo de recursos digitais na sua atividade. Os resultados confirmaram a mediação parcial da Maturidade Digital na relação entre Sistemas Digitais de Alto Desempenho e os níveis de Engagement. Para maximizar o impacto de práticas e políticas de recursos humanos no engagement dos trabalhadores, investir na transformação digital da organização pode ser a resposta para uma relação mais eficaz.
en
Digital technologies’ transformative capacity is reconfiguring the strategic context of companies and organizations. As it becomes more complex, it is assuming an increasingly dominant position in the business world. The importance of digital maturity, as an indicator of the degree to which organizations are digitally transformed, is increasing as technological prominence grows in the business landscape. Therefore, it is crucial to understand how Human Resource Management, which assumes a great responsibility for employee engagement levels in organizations, manages to develop and implement its practices in an increasingly volatile, uncertain and complex business world. The aim of this study is to understand the mediating effect of Digital Maturity on the relationship between High Performance Digital Systems and Engagement levels in companies. In other words, the goal is to understand how human resources practices, combined with digital transformation, can increase employee´s involvement and commitment towards their organization. Using a quantitative methodology, the questionnaire was applied to a sample of 253 respondents who work or have worked in a public or private company that has a minimum of digital resources in its activity. The results confirmed a partial mediation of Digital Maturity in the relationship between High Performance Digital Systems and Engagement levels. To maximize the impact of human resources practices on employee engagement, investing in the organization’s digital transformation could be the answer to a more effective relationship.

Data

21-mar-2025

Palavras-chave

Engagement
Recursos humanos -- Human resources
Marca do empregador -- Employer branding
Maturidade digital
Sistemas digitais de alto desempenho
Digital maturity
High performance digital systems

Acesso

Acesso livre

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