Título
O impacto do reconhecimento de talento feito através das redes sociais: A perspetiva da gestão e a perspetiva dos colaboradores
Autor
Romão, Ricardo Manuel Simões
Resumo
pt
O objetivo principal deste estudo consiste em compreender a relação entre o reconhecimento de talento realizado através das redes sociais e seu impacto (positivo ou negativo) sobre as organizações - no cenário macro - e sobre colaboradores - no cenário micro - em áreas como o "engagement" e retenção de talento nas organizações. Assim, definiram-se os seguintes objetivos específicos: analisar a responsabilidade dos departamentos na gestão da comunicação de reconhecimento nas redes sociais; identificar os formatos, conteúdos, meios e linguagens mais eficazes para o reconhecimento de talento de forma geral e nas redes sociais; avaliar a relevância do reconhecimento de talento para profissionais executivos e colaboradores, e como isso impacta o "turnover" e a marca empregadora; e compreender as reações dos colaboradores e a eficácia do reconhecimento de talento em formato individual ou coletivo dentro das organizações, realizado nas redes sociais.
A metodologia utilizada neste estudo é mista (qualitativa e quantitativa), com recurso a entrevistas semiestruturadas a profissionais com funções executivas/gestão, focus groups e questionários "online" a colaboradores. Os resultados sugerem que o reconhecimento realizado em redes sociais afeta positivamente o engagement dos colaboradores e o fortalecimento da marca empregadora, sendo mais adequado o recurso ao formato de vídeo para este tipo de comunicação, integrando uma estratégia concertada entre o departamento de marketing/comunicação e de recursos humanos. É sugerido às organizações reconhecer talento nas redes sociais criando pools de colaboradores que preencham requisitos importantes. Este estudo exploratório oferece um ponto de partida relevante para investigação futura nesta área.
en
The primary objective of this study is to understand the relationship between talent recognition conducted through social media and its impact (positive or negative) on organizations - at the macro level - and on employees - at the micro level - in areas such as employee engagement and talent retention within organizations. The specific objectives are: to analyze the responsibility of different departments in managing communication around talent recognition on social media; to identify the most effective formats, content, media, and language for talent recognition generally and on social media, with a focus on employee retention; to assess the relevance of talent recognition for executives and employees in general and its impact on turnover and employer branding; and to understand employees' reactions and the effectiveness of individual and collective recognition conducted via social media within organizations.
This study adopts a mixed-methods approach (qualitative and quantitative), using semi-structured interviews with professionals in executive or management roles, focus groups, and online surveys with employees. The results suggest that recognition conducted on social media positively influences employee engagement and strengthens employer branding, with video being particularly effective for this type of communication. An integrated strategy between the marketing/communications and human resources departments is recommended. Organizations are advised to create talent pools for social media recognition, selecting employees who meet specific criteria. This exploratory study provides a valuable starting point for further research in this field.