Título
Impacto da Inteligência Artificial Generativa no quotidiano laboral dos profissionais de marketing digital
Autor
Martins, Margarida da Silva
Resumo
pt
Os avanços significativos na Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa) têm transformado
diversos setores da economia e atividades profissionais, particularmente o marketing digital, uma
área intrinsecamente ligada à evolução tecnológica. No contexto da Indústria 5.0, em que
humanos e computadores trabalham em conjunto para atingir objetivos organizacionais, este
estudo explora como a IA Generativa impacta o quotidiano laboral dos profissionais de marketing
digital em Portugal, focando-se nos setores financeiro e do retalho. Recorrendo a entrevistas
semiestruturadas, a pesquisa identificou que, embora a implementação da IA generativa ainda
esteja numa fase inicial, com algum desconhecimento por parte dos profissionais, há uma
tendência crescente para explorar as potencialidades desta tecnologia, sobretudo, para criação de
conteúdo. A maioria dos profissionais utilizam a IA generativa em diversas funções, percebendo
benefícios como economia de tempo e melhoria na qualidade geral do trabalho. Contudo, foram
descobertas algumas limitações à integração da IA generativa nestas empresas, nomeadamente a
preocupação com a proteção de dados no setor financeiro, a falta de estratégias claras e limitações
tecnológicas em ambos os setores. Os resultados destacam a necessidade de as empresas em
Portugal desenvolverem estratégias claras para a adoção plena da IA Generativa no marketing
digital, apontando que, nos setores analisados, as empresas estão ainda numa fase experimental
de integração da IA generativa nas suas operações diárias de marketing digital.
en
Generative Artificial Intelligence's (AI) significant advances have transformed several sectors of
the economy and professional activities, particularly digital marketing, an area intrinsically linked
to technological evolution. In the context of Industry 5.0, where humans and computers
collaborate to achieve organizational goals, this study explores how generative AI impacts the
daily work of digital marketing professionals in Portugal, with a focus on the financial and retail
sectors. Using semi-structured interviews, the research found that although the adoption of
generative AI is still at an early stage, there is a growing trend to explore the potential of this
technology, especially for content creation. Most professionals use generative AI in various tasks,
recognizing benefits such as saving time and improving the overall quality of work. However,
some limitations to the integration of generative AI in these companies were discovered, including
concerns about data protection in the financial sector, the lack of clear strategies and technological
limitations in both sectors. The results highlight the need for companies in Portugal to develop
clear strategies for a full adoption of generative AI in digital marketing, pointing out that, across
the sectors under study, companies are still in an experimental stage of integrating generative AI
into their daily marketing operations.