Título
O impacto da Inteligência Artificial no Marketing Digital
Autor
Pereira, Catarina Cunha de Campos
Resumo
pt
A IA está cada vez mais presente nas nossas vidas, sendo de elevada importância perceber até que ponto nos pode afetar e de que forma o faz. Focando na área do marketing digital e de acordo com gaps identificados por vários autores, é relevante perceber qual é o papel que a IA está a ter nesta área e quais as questões éticas que começam a surgir com o seu desenvolvimento.
A dissertação presente analisa a relação entre o marketing digital e a IA, onde envolve conceitos como marketing digital, inteligência artificial, automação e otimização. O objetivo deste estudo passa pela análise sistemática do papel da IA no marketing digital, destacando as formas pelas quais a IA potencializa a eficácia e eficiência das estratégias de marketing. A sua finalidade é perceber de que forma a IA e o marketing digital se completam e que constrangimentos são encontrados quando as duas áreas se reúnem. Para tal acontecer, ambas as áreas foram tidas em conta através da revisão da literatura e, após a análise das áreas, foi desenvolvida uma abordagem qualitativa onde foram realizadas entrevistas semiestruturadas.
Com os dados recolhidos através da revisão da literatura e das entrevistas, a IA é descrita como um sistema capaz de atuar como o pensamento humano, realizando tarefas complexas. No marketing digital, a IA ajuda os profissionais a otimizar a personalização e automação de processos, permitindo aos profissionais focarem-se em estratégias criativas.
Os entrevistados valorizam os benefícios da IA, como a personalização da experiência do usuário e a rápida análise de grandes volumes de dados. No entanto, destacam preocupações éticas, como a coleta excessiva de dados e a falta de transparência, que podem gerar desconfiança nos consumidores. Ressaltam também a importância de manter o controle humano sobre o processo criativo e estratégico dos seus trabalhos.
A IA torna-se uma ferramenta poderosa no marketing digital, desde que seja utilizada de forma responsável, aumentando a eficiência e proporcionando inovação, sem comprometer a confiança do cliente.
en
AI is increasingly present in our lives, and it is of high importance to understand to what extent to which it can affect us and how it does so. Focusing on the area of digital marketing and according to gaps identified by various authors, it is relevant to understand what role AI is playing in this area and what ethical issues are beginning to arise with its development.
This dissertation analyzes the relationship between digital marketing and AI, involving concepts such as digital marketing, artificial intelligence, automation and optimization. The objective of this study is to systematically analyze the role of AI in digital marketing, highlighting the ways in which AI enhances the effectiveness and efficiency of marketing strategies. Its purpose is to understand how AI and digital marketing complement each other and what constraints are encountered when the two areas come together. For this to happen, both areas were considered through the literature review and, after analyzing the areas, a qualitative approach was developed in which semi-structured interviews were carried out.
With the data collected through the literature review and the interviews, AI is described as a system capable of acting like human thought, carrying out complex tasks. In digital marketing, AI helps professionals optimize personalization and automate processes, allowing professionals to focus on creative strategies.
The interviewees value the benefits of AI, such as personalizing the user experience and quickly analyzing large volumes of data. However, they highlight ethical concerns, such as excessive data collection and a lack of transparency, which can lead to mistrust among consumers. They also emphasize the importance of maintaining human control over the creative and strategic process of their work.
AI becomes a powerful tool in digital marketing, provided it is used responsibly, increasing efficiency and providing innovation, without jeopardizing customer trust.