Título
Mudança do fluxo logístico de abastecimento entre a L’Oréal e o cliente Auchan
Autor
Fonseca, Francisco Moreira dos Santos Macedo da
Resumo
pt
No início do ano de 2013, a empresa L’Oréal Portugal aceita uma proposta do seu
cliente Auchan, retalhista do mercado de grande consumo, que consiste na mudança do
fluxo logístico de abastecimento para determinados produtos da L’Oréal. Até ao fim do
ano de 2012, todos os produtos L’Oréal eram abastecidos ao cliente Auchan através do
fluxo Pick by Stock (designado na literatura por Vendor Management Inventory). Em
2013, alguns dos produtos passaram a ser abastecidos através do fluxo Pick by Line. A
Auchan argumenta que o modelo Vendor Management Inventory apenas necessita de
ser utilizado para os artigos que apresentem elevada variação na procura, bem como
elevada quantidade procurada. O cliente tem como objectivo optimizar a sua cadeia de
abastecimento e reduzir custos de posse de stock no armazém e, para isso, opta por não
ter stock de segurança, provocando um aumento do lead time na entrega dos pedidos
aos seus pontos de venda. Partindo destes argumentos, procurou-se relacionar as
variáveis que influenciam o comportamento da procura dos produtos da L’Oréal e que
podem ter importância na decisão do cliente. Avaliou-se o impacto e os riscos que
advêm da decisão tomada entre as duas empresas e concluiu-se que a nova configuração
da cadeia de abastecimento exige níveis elevados de colaboração e de partilha de
informação, que juntos se demonstram vitais para o sucesso da cadeia de abastecimento.
Por fim, são feitas sugestões baseadas na investigação realizada ao longo do projecto
que visam melhorar a gestão da cadeia de abastecimento examinada.
en
At the beginning of 2013, L’Oréal Portugal Company accepts a proposal from its
customer Auchan, a retailer in the mass market, to shift the logistics flow of certain
products of L’Oréal. At the end of 2012, all of L’Oréal products were supplied to
Auchan through a Pick by Stock logistics flow (referred as Vendor Management
Inventory in the literature). In 2013, some of L’Oréal products started to be supplied
through a Pick by Line logistics flow. Auchan argues that Vendor Management
Inventory model should only be used when products present a high demand variation as
well as high quantity demanded. The customer aims to optimize its Supply Chain and
reduce the holding costs in the warehouse. Therefore, chooses to abolish safety stock,
resulting in an increase of lead time in the delivery of orders to its points of sale.
Based on these arguments, the research tries to correlate the variables that influence the
behavior of demand on L’Oréal products, and that can be important to customer’s
decision. Impacts and risks of the decision taken by the two companies were evaluated
and one can conclude that the new Supply Chain configuration requires high levels of
collaboration and information share, that together are crucial to the success of the
Supply Chain. Finally, suggestions are made based on the conducted research that aims
to improve the considered Supply Chain.