Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

A case study on international marketing: The challenge of a European fireplace company entering the Brazilian market

Autor
Costa, Felipe Martins Brand da
Resumo
pt
Hoje em dia grande parte das atividades de negócios têm um alcance internacional, o que força as empresas a competir em um ambiente económico global cada vez mais interdependente. Esta tendência de internacionalização tem vindo a forçar as empresas Europeias a procurar oportunidades de crescimento em Países Emergentes, que se mostraram particularmente resilientes à crise global do sub-prime de 2008. Como exemplo desta abordagem, o Caso de Estudo ilustra o desafio da empresa Focus para entrar no mercado Brasileiro. A Focus é uma pequena empresa Francesa dedicada à produção de Lareiras, Churrasqueiras e Acessórios de Mobiliário de design superior e direcionada para o mercado residencial de alto padrão. Muito embora a empresa atualmente venda para mais de 40 países no mundo inteiro e tenha uma duradoura experiência internacional, um conjunto de evidências relevantes sugere que este poderá não ser um processo de expansão comum para a empresa. O Caso de Estudo apresenta dados de mercado quantitativos (estatísticos) e também evidências qualitativas que foram recolhidas através de um conjunto de entrevistas direcionadas a gestores da Focus (em França) e a intervenientes do mercado (no Brasil). As dinâmicas mais relevantes que estão relacionadas com o desafio da empresa são capturadas através da análise do desempenho de impulsionadores de mercado e outras indústrias chave (como é o caso da Construção e Decoração) em ambas as áreas geográficas – Principais Mercados Atuais e o Brasil. As dinâmicas do Mercado de Luxo foram também consideradas com uma ênfase especial no perfil de consumo dos Consumidores Brasileiros de Produtos de Luxo. Esta perspectiva comparativa em conjunto com a aplicação de quadros teóricos irá revelar os factos significativos e principais conclusões que podem justificar as decisões da Focus. A Resolução do Caso deverá demonstrar o processo apropriado para a Focus definir de uma forma lógica as várias dimensões estratégicas e operacionais relacionadas com a sua entrada no mercado Brasileiro. Poderá também servir de roteiro para gestores com necessidade de gerir um plano de Marketing Internacional, visto que aborda o desafio de internacionalização da Focus de uma forma lata.
en
Nowadays most business activities have an international scope forcing companies to compete in an increasingly interdependent global economic environment. This trend towards internationalization seems to be pushing European companies to pursue growth opportunities on Emerging Countries that proved to be particularly resilient after the 2008 global sub-prime crisis. As an example of this approach, the Case Study illustrates the challenge of Focus entering the Brazilian market in early 2013. Focus is a small-sized French company that produces premium design Fireplaces, Barbecues and Furniture Accessories aimed to the high-end residential market. Despite selling to more than 40 countries around the globe and having a lasting international experience, a number of relevant evidences suggest that this might be no ordinary expansion for the company. The Case Study provides quantitative (statistical) market data as well as qualitative evidences that were collected through a series of interviews targeted to Focus’ managers (in France) and market stakeholders (in Brazil). The most important dynamics regarding the firm’s challenge are captured by analyzing the performance of market drivers and related industries (such as Construction and Decoration) on both geographical regions – Core Current Markets and Brazil. The Luxury Market dynamics are also reviewed with a particular emphasis on the consumption pattern of the Brazilian Luxury Consumers. This comparative perspective combined with the implementation of theoretical frameworks will reveal the meaningful facts and major conclusions that can support Focus’ decisions. The Case Resolution shall demonstrate a proper process to logically define the several strategic and operational dimensions regarding Focus’ entry into the Brazilian market. It can also provide a roadmap for managers needing to lead any International Marketing plan as it approaches Focus’ internationalization challenge in a broad sense.

Data

14-jul-2015

Palavras-chave

Internacionalização
Estratégia
Strategy
Internationalization
Marketing
Brasil
Brazil

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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