Título
The internationalization project of Herdade do Vale da Rosa to Canada: the best Portuguese grapes heading to the Canadian market
Autor
Cola, Maria Teresa Guiomar Espada Saião
Resumo
pt
Face ao contexto de crise vivido nos últimos anos e à necessidade de melhorar
resultados e ultrapassar déficits comerciais, tornou-se imperativo para as empresas
Portuguesas procurar novos mercados. No decorrer deste projeto, recorre-se ao exemplo
do Vale da Rosa, líder na produção e comercialização de uvas de mesa em Portugal e já
com grandes passos dados na sua expansão internacional. O principal objetivo deste
trabalho centra-se, então, na elaboração de um plano de ação, com foco na estratégia de
marketing, para levar as melhores uvas portuguesas até ao Canadá.
Faz-se uma análise teórica, centrada na internacionalização e na exportação, por ser
a estratégia utilizada pelo Vale da Rosa na entrada em novos mercados. Através de uma
metodologia qualitativa interpretativa, são feitas entrevistas e analisadas fontes de
informação da empresa e fontes estatísticas relevantes. Recorrendo a exemplos concretos
acerca das estratégias utilizadas pela empresa nos mercados nacional e internacional, é
delineada a estratégia para o novo mercado.
O Canadá surge, assim, como uma oportunidade atrativa, pelo interessante contexto
económico e social e pelo potencial existente no negócio da uva de mesa. Por ser um fruto
bastante apreciado, registaram-se no ano passado e com tendência crescente, elevados
níveis de consumo, rondando 175 500 toneladas. Já a produção nacional do país é escassa
e insuficiente para fazer face ao consumo doméstico, obrigando o país a recorrer à
importação. Face à instabilidade vivida nos EUA, o Canadá tem feito esforços para
reduzir a dependência comercial do seu principal fornecedor de uvas. Neste sentido, o
acordo CETA que visa potenciar e fortalecer as relações comerciais entre o Canadá e
países Europeus (nomeadamente Portugal), vai criar alternativas ao intenso comércio com
os EUA.
en
Given the context of crisis experienced in recent years and due to the need to improve
results and overcome commercial deficits, the search for new markets have become
imperative for Portuguese companies. Throughout this project, the example of Vale da
Rosa is used, a leader company in production and commercialization of table grapes in
Portugal, already with important steps in its international expansion. Thus, the main
purpose of this project is to draw up a plan of action, focused on marketing strategy, to
bring the best Portuguese table grapes to Canada.
A theoretical analysis is made, centered on internationalization and exports, for being
the strategy used by Vale da Rosa, to enter new markets. Through a qualitative
interpretative methodology, interviews are conducted and data sources of the company,
as well as relevant statistical sources are analyzed. Helped by practical examples of
strategies adopted in national and international markets, the strategy to apply in the new
market is developed.
Thus, Canada emerges as an attractive opportunity, due to its interesting economic
and social context, and the existing potential in table grapes business. Being an
appreciated fruit, the consumption levels registered in the previous year, were around 175
500 tons, with upward trends. The low levels of national production are insufficient to
cover domestic consumption, forcing Canada to import large quantities of table grapes.
Due to the instability experienced in the EUA, Canada has made efforts to reduce its
commercial dependence on its main supplier of table grapes. In this regard, CETA will
promote and strengthen commercial relationships between Canada and European
countries, including Portugal, creating alternatives to the intensive Canada-USA trade.