Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

A internacionalização da indústria automóvel na europa: o caso do grupo Volkswagen, da Toyota Motor Corporation e da Ford Motor Company

Autor
Campos, Renato Jorge Tomás da Costa
Resumo
pt
O mundo, apelidado de “aldeia global” (McLuhan, 1962), tem permitido uma maior aproximação não só de pessoas como de países, originando grandes alterações em todas as indústrias. Tal facto obriga a um desenvolvimento e a um aperfeiçoamento de estratégias e processos de internacionalização que cada vez são mais fundamentais para as empresas a nível mundial. Esta dissertação vai incidir sobre a indústria automóvel, uma das mais afetadas pela crise que assolou o mundo no passado ano de 2008. E a Europa, berço da referida indústria, tem sido o continente em que a recuperação da força e robustez que outrora caracterizaram o seu sector automóvel se tem afigurado mais árdua, como o demonstram os dados dos últimos 5 anos, onde se registaram os valores de vendas mais baixos das últimas três décadas (ACEA, 2013). Nesta tese vão estudar-se os diferentes processos de internacionalização para a Europa de três fabricantes de automóveis provenientes dos três principais continentes da indústria automóvel: o Grupo Volkswagen, a Toyota Motor Corporation e a Ford Motor Company. Para tal, será utilizada uma metodologia de estudo de casos múltiplos onde serão analisadas as diferenças de processos que têm sido e foram seguidas pelas três empresas, cada um com a sua própria cultura. E, com base não só, mas principalmente, no modelo de internacionalização de Uppsala, desenvolvido por Johanson e Vahlne (1977), será traçado o perfil e os processos de internacionalização que um fabricante de automóveis deve seguir para se internacionalizar para a Europa
en
The world, dubbed "global village" (McLuhan, 1962), has allowed a closer approach, not only to people but countries as well, which has caused major changes in all industries. With that, the development and an improvement of internationalization processes and strategies are becoming increasingly fundamental for companies worldwide. This dissertation will focus on the automotive industry, which has gone through great difficulties of growth and development, still reflection of the crisis that struck the world in the year of 2008. And Europe, birthplace of the automotive sector, has been the continent that has been more difficult to regain strength and robustness that once characterized their automobile industry, as evidenced by the data from the last 5 years, where were recorded the lowest values of sales in the past three decades (ACEA, 2013). This thesis will discourse and analyse the different processes of internationalization to Europe of three automakers from the three main continents of the automobile industry: Group Volkswagen, Toyota Motor Corporation and Ford Motor Company. To accomplish that, it will be used a multiple case study methodology where it will be analysed the differences in the internationalization processes that have been and are followed by the three firms, each with its own culture. And it will be based not only, but mainly in the Uppsala Internationalization Model, developed by Johanson and Vahlne (1977), in order to trace the profile and the processes of internationalization that an automobile manufacturer should take to internationalize to Europe

Data

16-jul-2015

Palavras-chave

Indústria automóvel
Automobile industry
Processos de internacionalização
Continente europeu
Modelo de Uppsala
Internationalization processes
European continent
Uppsala Model

Acesso

Acesso livre

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