Título
Dynamic competition in the Portuguese banking sector: An analysis of product innovation through a new indicator
Autor
João, André Filipe Domingues
Resumo
pt
Esta dissertação pretende estudar a evolução da banca comercial portuguesa entre 1993 e 2013. Propomo-nos estudar as alterações no setor bancário português da perspetiva da inovação económica. Em particular, usamos as marcas comerciais como novo indicador de inovação de serviços neste setor central do capitalismo financeiro contemporâneo usando o caso nacional como ilustração. Assumimos que será possível, através deste indicador, averiguar a existência de competição dinâmica (no sentido Schumpeteriano) no setor bancário em Portugal, considerando que este indicador poderá ser capaz de mensurar e captar situações de diferenciação vertical (aumento de qualidade), horizontal (diferentes funções) ou ambas (combinação das duas anteriores). A criação de uma base de dados própria com informação de todas as marcas registadas por bancos comerciais (que concedem crédito e recebem depósitos) a atuar em Portugal no período em análise, permitiu-nos encontrar evidências de competição dinâmica no sector e uma preferência pela diferenciação horizontal, bem como, perceber e mapear o fenómeno de internacionalização da banca nacional e entender a resposta do sector tanto a adversidades, de que são exemplo crises financeiras, como a oportunidades, como foi o caso da revolução tecnológica ocorrida em 2000.
en
This dissertation aims to study the evolution of Portuguese commercial bank between 1993 and 2013. We study the changes in the banking sector in Portugal from the perspective of innovation economics. In particular, we use trademarks as a new indicator of service innovation in this central industry of the contemporary financial capitalism using Portugal as case study. We assume it will be possible to ascertain if there is dynamic competition (in a Schumpeterian sense) in this sector in Portugal, since the new indicator yields a promise of measuring vertical (higher quality) and horizontal (different functions) differentiation (or a combination of both) in concrete markets in real time. Our database, grouping information about trademarks applied by Portuguese commercial banks (provisioning credit and receiving deposits) from 1993 to 2013, allow us to get evidence of dynamic competition in this sector and a preference by horizontal differentiation in order to achieve larger market share. It was also possible clearly understand and map the level of internationalization of the sector and the strategy practised in this sense as well as the reaction to economic negative events, such as financial crisis, or positive events like technological booms.