Título
Competitividade de cidades: diferenciação, comparação e evolução
Autor
Sousa, Andreia Carrascal
Resumo
pt
Este projeto de tese pretende explorar o potencial das marcas comerciais enquanto
indicador do grau de competitividade de uma cidade. As marcas têm como principal
função distinguir os bens ou serviços de uma empresa da sua concorrência e, ao serem
devidamente registadas, podem estar protegidas em vários territórios.
De acordo com a literatura recente, as marcas são cada vez mais utilizadas como
instrumentos de medição da inovação, principalmente na economia europeia. Estudos
recentes estabeleceram uma ligação entre marcas e inovação desenvolvida por empresas
e diferentes setores. Com este projeto pretende-se associar uma terceira entidade que até
aqui não foi considerada: os agregados urbanos.
Tendo como ponto de partida o pensamento de Schumpeter, criámos uma base de dados
de pedidos de marcas pelos órgãos de poder, como as câmaras municipais, com o
objetivo de demonstrar qual perfil que as marcas associadas às cidades conseguem
revelar sobre a sua especialização, evolução e reconhecimento exterior.
Os resultados refletem que as cidades com mais pedidos de marcas não são aquelas que
melhores resultados têm nos índices de competitividade de cidades. No entanto, muitas
das cidades da amostra têm apostado nas políticas de "city branding" pelo que
acreditamos que as marcas vão continuar fortemente presentes na estratégia de qualquer
cidade. Por esse motivo esperamos que, de futuro, este estudo possa contribuir para uma
análise mais aprofundada do fenómeno da diferenciação de cidades, comparando
cidades de diferentes continentes ou alargando o objeto de estudo a países.
en
This thesis aims to explore the potential of trademarks as an indicator of the
competitiveness of a city. Trademarks have as their main function to distinguish the
goods or services of a company from its competitors and, when properly registered, may
be protected in several territories.
According to recent literature, trademarks are increasingly being used as instruments for
measuring innovation, especially in the European economy. Recent studies have
established a link between brands and innovation developed by companies and different
industries. With this project, we intend to associate a third entity that until now hasn’t
been considered: the urban aggregates.
Taking Schumpeter's thinking as a starting point, we created a database of trademark
applications by municipalities, such as city councils, to demonstrate the profile that
trademarks associated with cities can reveal about their specialization, evolution and
recognition.
The results reflect that the cities with the most requests for trademarks are not those that
have the best results in the competitiveness ranking of cities. However, many of the
cities in the sample have adopted city branding policies, so we believe trademarks will
remain strongly present in any city's strategy. For this reason, we hope that in the future
this study will contribute to a more further analysis of the phenomenon of city
differentiation, comparing cities from different continents or extending the study object
to countries.