Teses e dissertações

Mestrado
Ciência Política
Título

Jovens e política: o papel e uso dos novos media sociais (internet redes virtuais) no envolvimento cívico e político dos jovens cidadãos

Autor
Dias, Sara Pires Duarte
Resumo
pt
Nos últimos anos tem sido encontrada nas sociedades ocidentais designadamente entre os jovens, uma certa apatia e falta de envolvimento nas formas mais convencionais de participação política. Dahl (2000, cit. por Porta, 2013:1) refere mesmo que tem havido uma redução da satisfação dos cidadãos relativamente à atuação das «democracias realmente existentes». Segundo as conclusões de um estudo realizado por Magalhães e Moral (2008:2) sobre os jovens portugueses e a sua relação com a política, estes são dos que revelam uma menor exposição à informação política divulgada pelos vários órgãos de comunicação social, comparativamente ao resto da população portuguesa, como por outro lado, na generalidade os jovens e não apenas os que ainda não chegaram à idade de voto, são dos que menos conhecimentos políticos têm. Sem embargo, esta situação dá-se numa altura em que os jovens estão mais do que nunca expostos a informação política e discurso, provenientes dos vários órgãos de comunicação social e da própria educação e diversos meios de interação social, mais do que os seus pais alguma vez estiveram (Loader, 2007:1). Por outro lado, Brites e Ponte (2012:10) atribuem à Internet a criação de novos horizontes e possibilidades de comunicação, ligação, aprendizagem e participação entre as pessoas. Porém, questionam se a Internet está a criar uma geração de jovens com uma maior capacitação para participar na sociedade. Em primeiro lugar, a presente dissertação pretende analisar se os jovens estão a deslocar-se para uma literacia cívica através do uso das novas ferramentas promovidas pelos novos meios sociais, nomeadamente as redes sociais como o Facebook e outras. Em segundo lugar, o presente trabalho procura igualmente compreender se a Internet e as redes digitais estão a criar um maior nível de interesse, participação e mobilização cívica e política entre os jovens portugueses, ou se as redes sociais estarão a potenciar um maior debate de ideias e troca de informação entre os indivíduos.
en
In recent years has been found in western societies namely between young people, some apathy and lack of involvement in more conventional ways of political participation. Dahl (cited by Porta, 2013:1) refers even that there has been a reduction in the satisfaction of citizens in relation to the actions of «actually existing democracies». According to the findings of a study conducted by Magalhães e Moral (2008:2) about the young portuguese and their relation with politics, these are of which shows less exposure to political information disseminated by the various media, comparatively the rest of the portuguese population, and moreover, generally young and not just those who have not reached the voting age, are those who have less political knowledge. Nevertheless, this occurs at a time when young people are more than ever exposed to political speech and information, from various media and own education and various means of social interaction, more than ever their parents were (Loader, 2007:1). On the other hand, Brites and Ponte (2012:10) ascribe the Internet the creation of new horizons and possibilities for communication, connection, learning and participation among young people. However, they questioned whether the Internet is creating a generation of young people with a greater capacity to participate in society. First of all, this thesis aims to examine whether young people are shifting to a civic literacy through the use of new tools promoted by the new social media, including social networks like FB and others. Secondly, this study also seeks to understand the Internet and digital networks are creating a higher level of interest, participation, and civic and political mobilization among young portuguese, or if social networks will enhance the greater debate of ideas and exchange of information between individuals.

Data

13-nov-2015

Palavras-chave

Jovens
Facebook
Internet
Young people
Participação política
Political participation
Literacia cívica
Civic literacy

Acesso

Acesso livre

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