Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

A diáspora cabo-verdiana em Portugal: um novo modelo de participação política à distância

Autor
Alves, Jenny Cabral
Resumo
pt
Em 2011, Cabo Verde enfrentou dois períodos eleitorais - as Legislativas em Fevereiro e as Presidenciais em Agosto -, destacaram-se pelo uso da Internet enquanto uma das principais ferramentas de comunicação entre o eleitorado, partidos e candidatos durante as campanhas eleitorais. Com o objetivo de demonstrar a importância da Internet no relacionamento entre os políticos e os eleitores nos estrangeiro, realizou-se um inquérito online com o objetivo de verificar o comportamento dos eleitores online. Os dados obtidos permitiram concluir que a diáspora, enquanto utilizadora deste meio, para além de demonstrar um grande interesse na atividade politica, atesta a utilidade da WEB na busca de informação e a sua utilidade durante as campanhas eleitorais. Durante a investigação também se verificou uma forte presença Online dos partidos/candidatos através das redes socias, das páginas oficiais e blogues, nos quais foram disponibilizados os programas e todas as atividades que decorreram durante o período eleitoral, juntamente com a presença dos meios tradicionais na WEB (jornais, TV e radio) que constituiu um elemento essencial para a formação da opinião publica e participação da diáspora através deste novo espaço de discussão politica, contribuindo para uma participação política mais ativa por parte da sociedade cabo-verdiana e para uma decisão de voto mais consciente e esclarecida.
en
In 2011, Cape Verde has faced two election periods - legislatives and preseditial elections in February and August -, that stood out by the use of the internet as one of the principal tools of communication among the voters, parties and candidates during election campaigns. In order to demonstrate the importance of Internet in the relationship between the politicians and the voters abroad, an online survey was made to verify the behaviour of the online voters. The data acquaired allowed to conclude that the diaspora, as an user of this channel, in addition to demostrating a big interest in the politician activity, confirms the WEB utility on the search of information and during the election campgains. Through out the research it was also verified a strong online presence of the parties/candidates in the social media, oficial webpages and blogs, in which were made available the election programs and activities that took place during the election period, along with the presence of tradicional media on the web (newspaper, TV and radio) which constituted an essencial element in the formation of public opinion and participation of diaspora through this new political space for discussion. Contributing for a more active political participation by Cape Verdean society and a more aware and informed vote decision

Data

15-dez-2015

Palavras-chave

Internet
Social networking
Rede social
Participação política
Political participation
Campanhas políticas
Comunicação politica
Diáspora
Political campaigns
Communication policy
Eleição
Election

Acesso

Acesso livre

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