Título
Perceção das práticas de responsabilidade social: estudo da relação com a intenção de turnover e do papel mediador da implicação com a organização
Autor
Penela, Sara Andreia Venâncio
Resumo
pt
A responsabilidade social das organizações (RSO) é tema bastante atual e tem sido
crescente a pressão realizada pelas partes interessadas (stakeholders) para a adoção de
medidas de responsabilidade social pelas organizações.
Apesar de ser gradual o investimento realizado pelas organizações nesta área, é
importante considerar a perceção que os trabalhadores - que também são uma das partes
interessadas - têm das práticas realizadas e qual a sua relação com os seus
comportamentos, atitudes e intenções no contexto de trabalho.
Assim, este estudo visa fornecer evidências empíricas sobre a relação da perceção das
práticas de RSO e a intenção de turnover e verificar se a mesma é explicada pelas várias
dimensões da implicação organizacional.
Foram elaboradas as seguintes hipóteses: (1) A perceção dos trabalhadores face às
práticas de RSO tem uma relação negativa com a intenção de turnover; (2) A implicação
com a organização medeia a relação entre a perceção de responsabilidade social e a
intenção de turnover.
Foi aplicado um inquérito on-line a uma amostra por conveniência de 202 participantes,
trabalhadores em organizações situadas em todo o território português, tanto do setor
público como do privado.
A análise de resultados revelou que todas as dimensões da RSO têm um impacto
significativo e positivo na implicação afetiva e normativa mas uma associação negativa
com a intenção de turnover. A intenção de turnover correlaciona-se negativamente com
a antiguidade, mas significativamente com a situação contratual dos trabalhadores,
apresentando os trabalhadores a contrato a termo maior intenção de turnover do que os
efetivos.
Em relação ao efeito de mediação, a implicação afetiva exerce um efeito de mediação
total entre a perceção de RSO face aos trabalhadores e a intenção de turnover, a
implicação normativa exerce um efeito de mediação parcial nessa mesma relação. A
implicação de continuidade não apresenta qualquer efeito significativo. As hipóteses
foram assim parcialmente suportadas.
Concluímos que a perceção de RSO face aos trabalhadores tem uma associação com as
intenções de turnover, no entanto mais estudos podem vir a ser desenvolvidos na
exploração de mediadores desta relação.
en
Corporate Social Responsibility (CSR) is a very current theme and there has been a
growing pressure from stakeholders towards the adoption of social responsibility
practices by organizations.
Despite the steady investment by organizations in this area, it is important to consider
the perception that employees - who are also one of the key-stakeholders - have of the
CSR activities undertaken by the employer organization and to better understand their
relationships with behaviors, attitudes and intentions in the workplace.
In this context, this study aims to provide empirical evidence on the relationship
between employees’ perceptions of CSR practices and turnover intention and explore if
this relationship is explained by the various dimensions of organizational commitment.
The following hypotheses were developed: (1) Employees’ perceptions of CSR
practices have a negative relationship with turnover intention; (2) Employees’
organizational commitment mediates the relationship between CSR perceptions and
turnover intentions.
An online survey was administered to a convenience sample of 202 participants,
working in organizations operating in the Portuguese territory, in the public and private
sectors.
The data analysis revealed that all dimensions of CSR have a significant and positive
impact on affective and normative commitment but a negative association with turnover
intention. More, turnover intention is negatively correlated with participants’ age, but
positively related with the contractual situation of workers, with workers with fixedterm
employment contract reveling higher turnover intention than participants with
permanent employment contract.
Regarding the mediation effects, affective commitment has a full mediation effect
between perceived CSR towards employees and turnover intention. The normative
commitment exerts a partial mediation effect in the same relationship. Continuance
commitment has no significant effect. Hypotheses were thus partially supported.
We conclude that the perception of CSR towards employees has an association with
turnover intentions, but more studies may be developed in exploring mediators of this
relationship.