Título
The role of the perceived corporate social responsability in the retention of talent mediated by the person-organization fit and affective wellbeing variables
Autor
Lopes, Filipe Gonçalo Ferreira Travasso
Resumo
pt
O paradigma atual de nossa sociedade tem levado muitas empresas a se preocuparem mais com
o que está ao seu redor e com seus funcionários. As novas gerações que já estão no mercado de
trabalho ou estão a entrar também estão muito atentas a estas questões e não tem medo de mudar
de emprego se não se sentirem realizadas e perceberem que a empresa onde trabalham só se
preocupa com o negócio e não contribuem positivamente para outros temas, por isso é
importante entender como é que as empresas podem diminuir a intenção de turnover. Tendo em
conta esta nova realidade, o objetivo inicial deste trabalho é compreender a relação entre a
percepção de responsabilidade social corporativa (RCS) e intenção de turnover. Perceber
também se o bem-estar e o ajuste da pessoa e organização são mediadores desta relação. Para
investigar o modelo proposto, uma investigação online foi lançada para trabalhadores de
diferentes áreas com pelo menos três meses de antiguidade. Os resultados mostraram que a
percepção da responsabilidade social corporativa e a intenção de turnover estão negativamente
relacionadas, sendo esta relação mediada pelo ajuste da pessoa e organização nas dimensões de
RSC relacionadas com os colaboradores e com a comunidade e ambiente. Este estudo reforça
a ideia de que as empresas precisam de mostrar que se preocupam com seus colaboradores e
com o ambiente e a comunidade ao seu redor. Mostra também a importância da aproximação
de valores e ideias entre o colaborador e a empresa para uma maior identificação.
en
The current paradigm of our society has led many companies to be more concerned with what
is around them and with their employees. The new generations that are already in the job market
or are entering it are also very aware about these issues. They are not afraid to change jobs if
they do not feel fulfilled and perceived that the company where they work only cares about the
business and do not contribute positively to other things, so it is important to understand how
the companies can lower the turnover intention. Considering this new reality, the initial
objective of this work is to understand the relationship between the perceived corporate social
responsibility(CSR) and the turnover intention. And understand if employees affective
wellbeing and perceived person-organization fit are mediators of this relationship. To
investigate the proposed model, an online survey was released to workers from different areas
with at least three months of tenure in organization. The results showed that perceived CSR and
turnover intention are negatively related, and this relationship is mediated by the perceived
person-organization fit in the CSR dimensions related to the employees and to the community
and environment. Employees wellbeing revealed no mediating effect in the analyzed
relationships. This study reinforces an idea that companies need to show that they care about
their employees and with the environment and community around them. It also shows the
importance of the approximation of values and beliefs between the employee and the company
to promote higher talent retention.