Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Título

The role of the perceived corporate social responsability in the retention of talent mediated by the person-organization fit and affective wellbeing variables

Autor
Lopes, Filipe Gonçalo Ferreira Travasso
Resumo
pt
O paradigma atual de nossa sociedade tem levado muitas empresas a se preocuparem mais com o que está ao seu redor e com seus funcionários. As novas gerações que já estão no mercado de trabalho ou estão a entrar também estão muito atentas a estas questões e não tem medo de mudar de emprego se não se sentirem realizadas e perceberem que a empresa onde trabalham só se preocupa com o negócio e não contribuem positivamente para outros temas, por isso é importante entender como é que as empresas podem diminuir a intenção de turnover. Tendo em conta esta nova realidade, o objetivo inicial deste trabalho é compreender a relação entre a percepção de responsabilidade social corporativa (RCS) e intenção de turnover. Perceber também se o bem-estar e o ajuste da pessoa e organização são mediadores desta relação. Para investigar o modelo proposto, uma investigação online foi lançada para trabalhadores de diferentes áreas com pelo menos três meses de antiguidade. Os resultados mostraram que a percepção da responsabilidade social corporativa e a intenção de turnover estão negativamente relacionadas, sendo esta relação mediada pelo ajuste da pessoa e organização nas dimensões de RSC relacionadas com os colaboradores e com a comunidade e ambiente. Este estudo reforça a ideia de que as empresas precisam de mostrar que se preocupam com seus colaboradores e com o ambiente e a comunidade ao seu redor. Mostra também a importância da aproximação de valores e ideias entre o colaborador e a empresa para uma maior identificação.
en
The current paradigm of our society has led many companies to be more concerned with what is around them and with their employees. The new generations that are already in the job market or are entering it are also very aware about these issues. They are not afraid to change jobs if they do not feel fulfilled and perceived that the company where they work only cares about the business and do not contribute positively to other things, so it is important to understand how the companies can lower the turnover intention. Considering this new reality, the initial objective of this work is to understand the relationship between the perceived corporate social responsibility(CSR) and the turnover intention. And understand if employees affective wellbeing and perceived person-organization fit are mediators of this relationship. To investigate the proposed model, an online survey was released to workers from different areas with at least three months of tenure in organization. The results showed that perceived CSR and turnover intention are negatively related, and this relationship is mediated by the perceived person-organization fit in the CSR dimensions related to the employees and to the community and environment. Employees wellbeing revealed no mediating effect in the analyzed relationships. This study reinforces an idea that companies need to show that they care about their employees and with the environment and community around them. It also shows the importance of the approximation of values and beliefs between the employee and the company to promote higher talent retention.

Data

29-jan-2021

Palavras-chave

Corporate social responsibility
Responsabilidade social das organizações
Turnover intention
Ajustamento pessoa-organização
Intenção de turnover
Bem-estar afetivo
Affective wellbeing
Personorganization fit

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo