Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

A relação entre responsabilidade social e a implicação dos colaboradores: o papel mediador da justiça organizacional

Autor
José, Nádia da Fonseca Carreira
Resumo
pt
Apesar do tema da Responsabilidade Social das Organizações (RSO) ter vindo a ganhar importância na literatura, a maioria das investigações tem-se centrado sobretudo nos níveis de análise institucional e organizacional. Contrariando essa tendência, este estudo visa analisar a influência da RSO nas atitudes dos colaboradores. Sendo os colaboradores parte importante para a implementação de práticas de RSO, julga-se essencial compreender como os mesmos percecionam o envolvimento da sua organização em diferentes dimensões de RSO (colaboradores, económica, comunidade e ambiental) e como estas perceções estão relacionadas com as atitudes no trabalho. Neste estudo o foco irá centrar-se numa dessas atitudes, a implicação organizacional. A identificação de processos psicossociais que ajudam a compreender a relação entre RSO e atitudes dos colaboradores é também importante. Desta forma, este estudo analisa igualmente o potencial papel mediador da justiça organizacional nessa relação, um papel ainda por explorar na literatura. Foi inquirida uma amostra de 139 colaboradores, numa empresa de prestação de serviços, através de um questionário eletrónico sobre o envolvimento da sua organização em práticas de RSO (económica, colaboradores e comunidade e ambiente), justiça organizacional e implicação organizacional (afetiva, normativa e de continuidade). Os principais resultados revelaram que tanto a implicação afetiva como normativa são explicadas pelas perceções de RSO para com os colaboradores, sendo essas relações mediadas pela justiça percebida. Não existem efeitos significativos das dimensões de RSO relativamente à implicação de continuidade. A justiça parece assim ajudar a compreender a relação entre perceções de práticas de RSO e implicação.
en
Although corporate social responsibility (CSR) has gained considerable importance in the literature, most studies focus on the institutional and organizational levels of analysis. Contrary to this trend, the present study analyzes the influence of CSR on employee attitudes. Employees are one important element for the implementation of CSR practices. Therefore, it is essential to understand how they perceive their company’s engagement in different CSR dimensions and how those perceptions are related to their job attitudes. In this study the focus is on one of these attitudes, namely on organizational commitment. The identification of psychosocial processes that help to understand the relationship between CSR and employee attitudes is also important Therefore, this study also analyzes the potential mediating role of organizational justice within this relationship, a role yet to explore in the literature. A sample of 139 employees, was surveyed via on-line questionnaire about their organizations’ engagement in CSR practices (economic, employees, community and environment), organizational justice and organizational commitment (affective, normative, continuance). The main results revealed that both affective and normative commitments are explained by the perceptions of CSR practices towards employees, these relationships being mediated by perceived justice. There are no significant effects of CSR dimensions as regards continuance commitment. Organizational justice thus helps to further understand the relationship between the perceptions of CSR practices and organizational commitment.

Data

08-mai-2014

Palavras-chave

implicação organizacional
organizational commitment
Employee
Responsabilidade social
Corporate social responsibility
Colaboradores
Justiça organizacional
Organizational justice

Acesso

Acesso livre

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