Título
A relação entre responsabilidade social e a implicação dos colaboradores: o papel mediador da justiça organizacional
Autor
José, Nádia da Fonseca Carreira
Resumo
pt
Apesar do tema da Responsabilidade Social das Organizações (RSO) ter vindo a ganhar
importância na literatura, a maioria das investigações tem-se centrado sobretudo nos níveis de
análise institucional e organizacional. Contrariando essa tendência, este estudo visa analisar a
influência da RSO nas atitudes dos colaboradores. Sendo os colaboradores parte importante para
a implementação de práticas de RSO, julga-se essencial compreender como os mesmos
percecionam o envolvimento da sua organização em diferentes dimensões de RSO
(colaboradores, económica, comunidade e ambiental) e como estas perceções estão relacionadas
com as atitudes no trabalho. Neste estudo o foco irá centrar-se numa dessas atitudes, a implicação
organizacional. A identificação de processos psicossociais que ajudam a compreender a relação
entre RSO e atitudes dos colaboradores é também importante. Desta forma, este estudo analisa
igualmente o potencial papel mediador da justiça organizacional nessa relação, um papel ainda
por explorar na literatura. Foi inquirida uma amostra de 139 colaboradores, numa empresa de
prestação de serviços, através de um questionário eletrónico sobre o envolvimento da sua
organização em práticas de RSO (económica, colaboradores e comunidade e ambiente), justiça
organizacional e implicação organizacional (afetiva, normativa e de continuidade). Os principais
resultados revelaram que tanto a implicação afetiva como normativa são explicadas pelas
perceções de RSO para com os colaboradores, sendo essas relações mediadas pela justiça
percebida. Não existem efeitos significativos das dimensões de RSO relativamente à implicação
de continuidade. A justiça parece assim ajudar a compreender a relação entre perceções de
práticas de RSO e implicação.
en
Although corporate social responsibility (CSR) has gained considerable importance in the
literature, most studies focus on the institutional and organizational levels of analysis. Contrary to
this trend, the present study analyzes the influence of CSR on employee attitudes. Employees are
one important element for the implementation of CSR practices. Therefore, it is essential to
understand how they perceive their company’s engagement in different CSR dimensions and how
those perceptions are related to their job attitudes. In this study the focus is on one of these
attitudes, namely on organizational commitment. The identification of psychosocial processes
that help to understand the relationship between CSR and employee attitudes is also important
Therefore, this study also analyzes the potential mediating role of organizational justice within
this relationship, a role yet to explore in the literature. A sample of 139 employees, was surveyed
via on-line questionnaire about their organizations’ engagement in CSR practices (economic,
employees, community and environment), organizational justice and organizational commitment
(affective, normative, continuance). The main results revealed that both affective and normative
commitments are explained by the perceptions of CSR practices towards employees, these
relationships being mediated by perceived justice. There are no significant effects of CSR
dimensions as regards continuance commitment. Organizational justice thus helps to further
understand the relationship between the perceptions of CSR practices and organizational
commitment.