Título
Estudo do impacto da liderança na motivação dos colaboradores numa entidade rodoviária do sector empresarial do Estado em Portugal
Autor
Gonçalves, Maria de Lurdes da Silva França
Resumo
pt
Atendendo a que o desempenho dos empregados é de extrema importância para as
organizações, torna-se imprescindível saber o que os motiva.
Nesta perspectiva foi realizado um estudo através de questionário, que tem como objecto uma
Entidade Rodoviária do sector Empresarial do Estado em Portugal
O questionário é baseado no modelo de Diagnóstico do Trabalho de Richard Hackman e Greg
Oldham e no modelo de avaliação dos estilos de Liderança de Robert Quinn.
Este estudo tem por objectivos:
Calcular o Índice Potencial Motivador (IPM)
Apurar a correlação dos estilos de liderança encontrados e os IPM apurados
Da análise geral do Diagnóstico do Trabalho ressalta que os factores mais fortes na
organização e contexto dos postos de trabalho e das respectivas percepções dos trabalhadores
são:
a auto-motivação para o trabalho noção que os trabalhadores têm do significado,
da responsabilidade e dos resultados do seu trabalho.
Enquanto que os pontos fracos são:
o feedback dos agentes
a (in)satisfação com as remunerações
a (in)satisfação com as chefias.
Estabelecendo a comparação entre os estilos de liderança mais característicos na EP e os que
apresentam maior valor de correlação, torna-se evidente que:
É conveniente desenvolver dentro da empresa comportamentos de liderança que levem
à gestão partilhada, à delegação e empowerment dos colaboradores, uma vez que o
estilo de Facilitador é o menos percepcionado na empresa e cujos comportamentos,
quando existem, estão mais directamente correlacionados com o IPM.
Deverão ser intensificados os comportamentos típicos do líder Director. Estes
comportamentos estão intimamente ligados ao processo produtivo e ao
estabelecimento de objectivos e prioridades, cruciais para uma empresa em fase de
mudança que se pretende competitiva e ao nível das melhores do seu ramo.
en
Taking into account that the performance of the employees is of extreme importance for the
organizations, it becomes essential to know what motivates them.
In this perspective a study through questionnaire was carried out, having as subject a Road
Entity of the Enterprise sector of the State in Portugal.
The questionnaire is based on the model of Job Diagnostic Survey (JDS) Richard Hackman
and Greg Oldham and on the Competing Values Model by Robert Quinn for the assessment
of styles of leadership.
The main purposes of this study are:
To calculate Motivating Potential Score (MPS)
To determine the correlation between styles of leadership and MPS
From the general analysis of JDS stands out that the strongest factors are:
Internal motivation
Experienced meaningfulness; responsibility and knowledge of results
Whereas the weakest points are:
feedback from agents
Pay satisfaction
Supervisory satisfaction
Comparing the most characteristic styles of leadership in the EP and the ones that present
higher values of correlation, it becomes clear that:
It is convenient developing leadership behaviours that lead to a concerned supportive
style, towards delegation and empowerment of the collaborators, the style of
Facilitator being the least perceived in the company its behaviours are the most
directly correlated with the MPS.
The typical behaviours of the leader Director need to be intensified. These
behaviours are closely related with the productive process and the establishment of
goals and priorities, therefore crucial for a company in a process of change that
intends to be competitive and at the level of the best in class.