Título
A percepção da qualidade no ensino superior na composição do índice de desenvolvimento humano: uma nova abordagem
Autor
Carmo, Beatriz de Assis Brasil
Resumo
pt
O propósito deste trabalho é baseado em um estudo sobre a percepção da qualidade do ensino
superior no Brasil com a finalidade de determinar uma percepção final na composição do
Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, no subíndice Educação. Foram analisados
questionários preenchidos pelo corpo docente e discente do curso de administração da
Faculdade Atual, localizada na cidade de Boa Vista no Estado de Roraima. As variáveis
escolhidas foram analisadas por especialistas que definiram as 150 regras e posteriormente
foram combinadas com os dados provenientes dos questionários. Com o uso combinado da
lógica fuzzy pôde-se chegar ao cálculo da percepção final relativa à Faculdade. Foram
destacadas algumas variáveis como a didática, a infra-estrutura e o contexto do curso. A
escolha da ferramenta fuzzy propiciou um caráter inovador e criativo no âmbito de um cenário
importante que é o de ensino.
en
The purpose of this work is based on a study on the perception of the quality of higher
education in Brazil with the aim of establishing a perception in the final composition of the
Human Development Index - IDH, particulary the sub index Education, where we analyzed
questionnaires filled out by the faculty and undergraduates of the course of Administration of
the Faculdade Atual, located in the city of Boa Vista in the State of Roraima. The selected
variables were analyzed by specialists who set the 150 rules and then combined then with data
from the questionnaires. With the combined use of fuzzy logic we were able to reach the final
calculation of perception on the university. We highlighted some variables such as didactic,
infrastructure and context of the course. The choice of tools from fuzzy logic provided an
innovative and creative character under a scenario that is important to education.