Título
Plano de continuidade de negócio da Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS): Estudo de caso numa perspectiva de gestão de benefícios
Autor
Trindade, João Miguel Correia de Barros
Resumo
pt
A Gestão de Sistemas de Informação tem evoluído significativamente nas últimas
décadas e, em particular, a Gestão de Projectos de Sistemas de Informação tem sido
alvo de fortes investimentos em metodologias e ferramentas. Apesar disto a taxa de
sucesso dos projectos nesta área e o prometido aumento de rentabilidade das
organizações mantém-se aquém das expectativas criadas.
A Gestão de Benefícios complementa a disciplina de Gestão de Projectos tradicional, na
qual se olha apenas para as suas varáveis críticas: âmbito, custo, tempo e qualidade. Na
Gestão de Benefícios, os projectos são geridos de fora para dentro. Isto significa que os
resultados são definidos no início do projecto e analisados durante o seu
desenvolvimento, de modo a garantir a sua correcta implementação ou a reavaliar a sua
efectiva necessidade.
Nesta dissertação pretende-se estudar o caso específico de um programa complexo de
uma organização, demonstrando que esta metodologia da Gestão de Benefícios pode
contribuir decisivamente para aumentar os resultados desejados.
A Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) está numa posição privilegiada para ser
objecto de um estudo com algum carácter pioneiro, devido à sua reconhecida
capacidade de inovação e fornecimento de um serviço de âmbito nacional, baseado na
correcta e eficiente Gestão e Implementação de Sistemas de Informação.
A Continuidade de Negócio nesta organização consubstanciou-se num projecto de
projectos (programa) que serve bem os objectivos da dissertação, não só pela sua
complexidade, mas porque a qualidade da sua concepção e implementação sofreu
alterações substantivas ao longo do tempo, explicáveis à luz da metodologia da Gestão
de Benefícios.
en
Information Systems Management has been positively evolving in the last few decades
and Information Systems Project Management itself has been targeted with hefty
investments in methodologies and tools. In spite of all this, the success rate of projects
in this area and the promised productivity increase in organizations is far beyond the
raised expectations.
Benefits Management complements the classic Project Management subject matter. The
later only deals with the critical project variables of scope, budget, time and quality. In
Benefits Management, projects are managed from outside to inside. This means that the
outputs and benefits are defined in the beginning of the project, and then analyzed in the
due course of its development in order to guarantee its correct implementation or make
a reassessment of their true need.
In this thesis, the objective is to study a specific complex program of an organization
and prove that Benefits Management methodology can make a decisive contribution to
augment the expected outputs.
Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) is in a privileged position to be the core in a
first mover study like this, because of its renowned innovation capabilities and delivery
of a nation wide service, which stands upon the correct and efficient Management and
Delivery of Information Systems.
Business Continuity in this organization was built upon a project of projects (program)
which fits perfectly well in the objectives of this thesis. On the one hand, because of its
complexity, but on the other, because the quality of its conception and implementation
went through several ups and downs that can be explained in the light of Benefits
Management.