Título
Explorando a relação entre mindfulness disposicional, empatia, atenção e o reconhecimento de emoções em faces e vozes
Autor
Vilaverde, Ricardo Jorge Ferrão
Resumo
pt
O mindfulness consiste numa forma de utilizar a atenção que já demonstrou ter uma relação
com aspetos do processamento emocional, acrescentando-lhes um conjunto de efeitos
benéficos. Estudos sugerem ainda uma associação com a empatia e, principalmente, com
capacidades atencionais, especialmente mindfulness na sua versão “treino”. Por outro lado, os
correlatos da variabilidade individual na capacidade de reconhecer emoções em pistas não
verbais são ainda pouco conhecidos. Contudo, sabe-se que os mecanismos de reconhecimento
de emoções podem incluir a empatia e a atenção. O presente estudo pretende investigar se
existem associações entre mindfulness como um atributo disposicional (MD) e a capacidade
de reconhecer emoções através de pistas não verbais, incluindo expressões faciais e
prosódicas (‘tom de voz’). Caso estas associações ocorram, pretendemos explorar o possível
papel mediador da atenção e da empatia (nas suas dimensões cognitiva e afetiva).
Adicionalmente, o estudo contribui para o atual debate acerca da eventual ligação entre MD e
atenção. Recrutámos uma amostra de 107 participantes que executaram um conjunto de
tarefas: preenchimento de dois questionários para avaliar níveis de MD e empatia, execução
de duas tarefas de atenção, e duas tarefas de reconhecimento de emoções, uma relativa ao
reconhecimento de expressões faciais e outra ao reconhecimento de emoções em prosódia.
Análises correlacionais não revelaram associações significativas entre MD e reconhecimento
de emoções. Contudo, foram encontradas associações significativas entre MD e empatia
cognitiva, mas não com empatia afetiva. Este estudo contribui para a compreensão da relação
entre MD e reconhecimento de emoções, MD e empatia e atenção, e reconhecimento de
emoções e atenção.
en
Mindfulness is a way of using attention that has already been shown to have a relationship to
aspects of emotional processing, adding to them a set of beneficial effects. Studies also
suggest an association with empathy and mainly with attentional abilities, especially
mindfulness in its "training" version. On the other hand, the correlates of individual variability
in the ability to recognize emotions in nonverbal cues are poorly understood. However, it is
known that emotion recognition mechanisms can include both empathy and attention. The
current study aims to investigate whether there are associations between mindfulness as a trait
(TM) and the ability to recognize emotions through nonverbal cues, including facial and
prosodic expressions ('tone of voice'). In case we find such associations, we also intend to
explore the possible mediating role of attention and empathy (in its cognitive and affective
dimensions). Additionally, the study may contribute to the current debate about the possible
link between TM and attention. We recruited a sample of 107 participants who performed a
set of tasks: two questionnaires to assess TM levels and empathy, two attention tasks and two
emotion recognition tasks, one of them related to facial expression recognition and the other
to recognition of emotions in prosody. Correlational analyzes revealed no significant
associations between TM and emotion recognition performance. However, significant
associations were found between TM and cognitive empathy, but not with affective empathy.
This study contributes to the understanding of the relationship between TM and emotion
recognition, TM and empathy and attention, and emotion recognition and attention.
Key words: