Título
Projecto de promoção da autonomia de crianças e jovens em acolhimento residencial
Autor
Ribeiro, Anabela Monteiro
Resumo
pt
Este projecto centra-se no desenvolvimento de competências pessoais e sociais de crianças e jovens em Acolhimento Residencial, com vista à promoção da sua autonomia; e na formação especializada dos técnicos que trabalham directamente com esta população. O projecto será aplicado na Residência de Acolhimento António do Couto, do Centro de Educação e Desenvolvimento de Santa Clara – Casa Pia de Lisboa – onde, actualmente, residem 14 crianças e jovens. Adoptou-se como metodologia de avaliação das necessidades uma abordagem qualitativa, que envolveu seis adolescentes e três técnicos. Recorreu-se a grupos focais (aos adolescentes) e entrevistas semi-directivas (aos técnicos), como técnicas de recolha de dados, procedendo-se depois à análise de conteúdo. Esta avaliação indicou como relevantes o desenvolvimento de competências nas seguintes áreas: saúde e higiene pessoal; gestão doméstica; gestão e aplicação de recursos; gestão do tempo; expressão das emoções; relações interpessoais; comunicação; e resolução de problemas e conflitos. O projecto foi desenhado de acordo com o modelo lógico. No que se refere às actividades, são propostas sessões de grupo: “Aprender a Ser”, que visam a aquisição de competências pessoais; e “Aprender a Conviver”, com vista a desenvolver nas crianças e jovens competências sociais. A abordagem a adoptar será cognitivo-comportamental e lúdico-pedagógica. O projecto pressupõe, ainda, formação específica para os técnicos.
en
This project is centred on the development of personal and social competencies of children and adolescents in residential care, in order to promote the development of their autonomy; and on the specific professional training required to work with this population. The project will take place at António do Couto residential home, from the Centro de Educação e Desenvolvimento de Santa Clara – Casa Pia de Lisboa – where, at this moment, 14 children reside. A qualitative methodological approach was chosen for needs assessment, involved six adolescents and three professionals. Focus groups (with adolescents) and semi-structured interviews (with professionals) were conducted, as data gathering technique and its subsequent analysis. The assessment indicated that the following competency areas were important for development: health and personal hygiene; household management; community resource utilization and management; time management; emotional expression; interpersonal relationships; communication skills; and problem and conflict resolution skills. The project was developed based on the logical model. As far as program activities, group sessions are proposed: “Learning to Be”, directed at the acquisition of personal competencies; and “Learning to Relate”, aimed at the development of social competencies among children and adolescents. A cognitive-behavioural theoretical framework and recreational-educational approach will be adopted. The project also includes specific training directed to the professionals.