Teses e dissertações

Mestrado
Título

Efeitos da formação profissional em contexto de trabalho

Autor
Marques, Joaquim Manuel Fernandes
Resumo
pt
O presente trabalho tem como objectivo principal contribuir para a partilha do conhecimento sobre o “efeito de sociabilidade e do efeito no plano do imaginário” que interfere nos formandos, após a frequência de acções de formação profissional. A tese encontra-se estruturada em duas partes, na parte teórica, sistematizou-se uma revisão geral da literatura sobre os efeitos da formação profissional, com especial incidência para o “efeito de sociabilidade e do efeito no plano do imaginário”, no formando após ter frequentado acções de formação. Na segunda parte, apresenta-se o estudo onde se analisa empiricamente toda esta problemática, tendo em conta, que a formação profissional é um processo através do qual os indivíduos adquirem conhecimentos e competências para o desempenho das funções profissionais, e que a aquisição de conhecimentos no âmbito profissional influência o formando/colaborador. O estudo deu origem a contribuições tóricas, empíricas e práticas que importa destacar a importância da implicação dos efeitos da formação profissional em ambiente de trabalho após a frequência de acções de formação. No que concerne ao nível empírico, o trabalho pode contribuir para o enriquecimento da literatura existente, evidenciando a relação entre o desenvolvimento do efeito de sociabilidade e do efeito do plano do imaginário no formando. Quanto às implicações práticas, os resultados obtidos permitem sugerir algumas estratégias relevantes para aumentar os efeitos referidos da formação profissional em contexto de trabalho.
en
The present assignment’s main objective is to contribute to sharing the knowledge on the “sociability effect and the imaginary plane effect” that interfere with trainees following professional training actions. This thesis is divided into two parts: theoretically a general revision of literature on the effects of professional training was systematized, with special relevance given to the sociability effect and the imaginary plane effect” in trainees following professional training actions. Secondly, a study is introduced where all this problematic is empirically analyzed, bearing in mind that professional training is a process through which individuals acquire the abilities and skills to perform their professional duties, and that the acquisition of abilities in a professional surrounding influences the trainee/collaborator. The study gave way to theoretical, empirical and practical contributions from which it is possible to give relevance to the implications of the effects of professional training in a work environment following training actions. At an empirical level the study may contribute to the enrichment of existing literature, underlining the relationship between the development of the sociability effect and the imaginary plane effect in the trainee. Regarding practical implications, the results obtained suggest some relevant strategies to increase the referred effects of professional training in a work context.

Data

02-set-2010

Palavras-chave

Formação profissional
Desenvolvimento de competências
Professional training
Aquisição de competências
Efeito de sociabilidade
Efeito no Plano do Imaginário
Acquisition of Skills
Development of Skills
Sociability Effect
Imaginary Plane Effect

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo