Título
A comunicação interna como ferramenta de gestão nos processos de mudança nos laboratórios do estado
Autor
Figueiredo, Filipa Maria Correia Ramos
Resumo
pt
A reforma e o aumento da qualidade da Administração Pública (AP) implica uma melhoria
dos serviços públicos em termos de eficácia, eficiência e transparência, constituindo, deste
modo, uma realidade actual, necessária e evidente. Independentemente do modelo que se
adopte, a AP deverá assegurar uma gestão que leve à revitalização da tradição, da missão, da
visão e dos valores do serviço público no âmbito de uma acção colectiva e da esfera pública
democrática.
Uma gestão mais profissional, eficiente, flexível e sensível à mudança permitirá acabar
com a ideia de um Estado mínimo e de uma redução da esfera pública.
No actual contexto global, vários desafios são colocados às organizações de I&D. A
função das organizações de I&D consiste em tornar produtivos os saberes, transformando-os
em pólos centrais da sociedade que consiste na mutação do saber em saberes. Os saberes são
estéreis se não se convertem ou disseminarem, só são produtivos se convertidos em
conhecimento e a tarefa da organização é tornar isso possível. A inovação e a competitividade
são conceitos interligados e directamente relacionados com o desempenho das organizações.
A implementação de boas práticas de comunicação interna, visa permitir às organizações
informar os colaboradores sobre os objectivos e valores organizacionais, os projectos de
desenvolvimento sustentável e consciencializá-los da sua importância provocando
desejavelmente, uma alteração de comportamentos e um maior envolvimento na missão, na
visão das organizações e disseminação dos saberes.
en
The reform and improve the quality of Public Administration (AP) implies an
improvement of public services in terms of effectiveness, efficiency and transparency, it is
therefore a present reality, necessary and obvious. Whatever model is adopted, the Public
Administration shall ensure sound management leading to the revival of the tradition,
mission, vision and values of public service as part of a collective action and democratic
public sphere.
Management more professional, efficient, flexible and sensitive to change will end up with
the idea of a minimal state and a reduction in the public sphere.
In the current global context, several challenges are faced by organizations of R&D. The
function of the R&D is to make productive the knowledge, transforming them into centers of
power in society that is changing knowledge in knowledge. The knowledge is sterile if it does
not convert or spread, is only productive if converted into knowledge and the task of the
organization is to make this possible. Innovation and competitiveness are intertwined
concepts and directly related to the performance of organizations.
The implementation of good internal communication is to enable organizations to inform
employees about the objectives and organizational values, sustainable development projects
and make them aware of their importance causing hopefully, a behavioral change and greater
involvement in the mission, and vision, the organizations and dissemination of knowledge.