Título
Plano de comunicação para uma nova marca de vinhos de qualidade: Vinho Tinto Alentejano
Autor
Duarte, Nádia Borges
Resumo
pt
O vinho Alentejano tem registado um forte crescimento, liderando actualmente o mercado português. No entanto, apesar da existência de marcas fortemente conhecidas, a grande maioria encontra-se num quase anonimato. Assim, no seguimento desta conjectura, propõe-se, no presente trabalho, um Plano de Comunicação para um novo vinho tinto do Alentejo, na mesma linha de um Herdade das Servas ou Esporão.
Para uma correcta implementação do projecto, tornou-se fundamental o estudo e análise dos seguintes pontos:
- No âmbito do comportamento do consumidor, compreender como decorre todo o processo de decisão de compra deste produto, assim como as características actuais do consumo deste tipo de vinho.
- Definir quais as medidas a desenvolver, de forma a garantir a diferenciação das restantes marcas de vinho do Alentejo, e consequentemente, conseguir captar e fidelizar os meus consumidores. Para tal, definiram-se os respectivos factores chave:
- Posicionamento que a marca irá apresentar
- Acções de comunicação a implementar, que estejam de acordo e garantam a consistência com o Posicionamento definido.
É proposto e um Plano de Comunicação para um vinho, que embora na mesma linha das marcas acima referidas, se destaque e diferencia dos seus concorrentes, bastante homogéneos.
en
The Alentejo wine have been showing a strong growth during the past years. Nowadays is the Portuguese market leader. However, despite the existence of very well known brands, the majority of this wine is nameless. Therefore, and concerning the previous scenario, the object of this project it is a Communication Plan for a new brand Alentejo red wine within the same level as Herdade das Servas or Esporão.
In order to proceed with a correct plan implementation, it was essential the analysis f the following items:
- On the Consumer behaviour scope, to understand the entire workflow of this product decision making and the actual consumption characteristics of this type of wine.
- To define the type of actions that must be developed in order to guaranty a differentiation among the portfolio of Alentejo wine brands. As well as the successful awareness and reliability of the product, on the consumer side. Thus, there were defined the following key factors:
- The brand positioning
- The communications actions that will be implemented, accordingly with the defined positioning consistency
The communication Plan proposed is structured to a wine which follows a similar structure of its direct competitor although taking advantage of the homogeneous campaigns through a differentiation strategy.