Título
Comunication plan for Club Med Portugal: A vacation resorts company
Autor
Carvalho, Gonçalo Martins de
Resumo
pt
Este projecto de mestrado consiste no desenvolvimento de um plano de comunicação
para o Club Med Portugal, a divisão Portuguesa do Club Med, uma cadeia internacional
de resorts ‗tudo-incluído‘.
A situação socioeconómica vivida actualmente em Portugal, assim como as novas
tendências no campo do marketing e desenvolvimentos tecnológicos, têm forçado as
empresas a repensar as suas estratégias de comunicação e a adaptarem-se às mudanças
nas necessidades e expectativas dos consumidores. O Club Med quer estar à frente desta
mudança, e por essa razão propôs o desenvolvimento deste plano de comunicação. A
baixa notoriedade (principalmente brand recall) e conhecimento que os consumidores
alvo têm sobre a marca, também levaram o Club Med a propor este plano.
Neste projecto de mestrado são analisados os factores externos e internos que
influenciam a empresa e a eficácia da sua comunicação. De forma a obter um melhor
conhecimento sobre a realidade da empresa foi feita um entrevista a David Delgado
(Director de Marketing do Club Med Portugal). Também foi feito um estudo ao
consumidor alvo do Club Med (comportamento de compra, preferências, notoriedade e
conhecimento sobre o Club Med), de forma a desenvolver actividades e acções para este
consumidor alvo, de uma forma mais eficaz.
Consequentemente, este Project de mestrado consistirá no desenvolvimento de um
plano de comunicação que tenha em conta as novas tendências no campo do ―marketing
(i.e. emergência do marketing online e interactivo). Ao mesmo tempo, espera conciliar
os objectivos do Club Med (aumentar o conhecimento e notoriedade da marca) com
aquilo que os seus consumidores alvo querem.
en
This master project concerns the development of a communication plan for Club Med
Portugal, the Portuguese division of Club Med an international ‗all-inclusive‘ vacation
resorts company.
The current socio-economic situation lived in Portugal, alongside with technological
developments, have forced companies to rethink its communication strategy and adapt
to the changing consumer‘s needs and expectations. Club Med Portugal wants to be in
the frontline of this new shift in the way companies reach and communicate with
consumers, and therefore proposed the development of this communication plan. Club
Med Portugal‘s low brand knowledge and awareness (mostly brand recall), were
another reason why the company proposed this communication plan.
This master project analyzes the external and internal factors that influence the company
and affect its communications effectiveness. In order to have a better insight on the
problems faced by Club Med Portugal was done an interview to David Delgado
(Marketing Manager at Club Med Portugal). It was also done a study regarding Club
Med Portugal target customers (vacation purchase habits, preferences, Club Med
Portugal‘s communication effectiveness, brand awareness and knowledge) in order to
develop marketing activities and actions, to this target, in a more effective way.
This master project will therefore, consist of the development of a coherent and realistic
communication plan that takes into account the new trends in marketing
communications (i.e. emergence of internet and interactive marketing). At the same
time, it also expects to be innovative, meet Club Med Portugal‘s objectives (increase
brand awareness and knowledge), and consumers‘ needs and expectations.