Teses e dissertações

Mestrado
Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Título

Equipamentos Culturais: que relação com os públicos? Um estudo de caso aplicado ao Castelo de São Jorge e ao Museu do Fado

Autor
Senha, João Manuel Ribeiro Isaac
Resumo
pt
Mais do que espaços de conhecimento que permitem alargar o saber daqueles que os visitam, alguns equipamentos culturais, através da sua importância simbólica, ou da posição de destaque assumida na área envolvente, ajudam ao esbatimento de desníveis de desenvolvimento local e regional. Focando-se na valorização do património cultural e nas formas de interacção entre equipamentos culturais e aqueles que os visitam, procura-se com a apresentação desta investigação uma resposta quanto às formas de gestão destes espaços tendo em conta as suas estratégias de programação e comunicação para os seus públicos. Assumida a escolha numa análise de cariz intensivo, procura este trabalho fazer um retrato de dois distintos equipamentos patrimoniais na cidade de Lisboa: o Castelo de S. Jorge, enquanto grande patrimonial imóvel com capacidade de atracção de cerca de um milhão de visitantes por ano, ficando por outro lado reservado ao Museu do Fado, o papel de equipamento cultural de menor dimensão, com uma oferta sobretudo imaterial e simbólica mas centrado num tema ícone da cultura da cidade e a ela intimamente ligado. Apoiado inicialmente numa análise de dados e documental, passando posteriormente ao suporte da entrevista às suas gestoras, procura-se dar resposta à forma como as questões de programação e comunicação para o exterior são articuladas em relação aos seus visitantes em dois espaços tão distintos, criando-se espaço para comparação e discussão de formas de actuação em contextos diferenciados.
en
More than spaces for knowledge who expand the horizons of those who visit them, some cultural equipments, through their symbolic importance, or its position within the surrounding area, are without doubts, capable of blurring differences of development at the local and regional levels. Focusing in the promotion of cultural heritage, and forms of interaction between cultural facilities and those who visit them, the aim of this work is to research how these spaces are managed in relation to their strategies of programming, communication and knowledge of the audiences. Opting for an intensive analysis, the investigation aims to make the picture of two important, but distinct, heritage spaces in the city of Lisbon: the St. George’s Castle, as a large patrimonial space, capable of attracting around one million visitors a year, and the Fado Museu as smaller cultural facility, offering mainly intangible and symbolic forms of patrimony, focusing on a iconic theme of the city and to whom is closely related. Supported initially on an analysis of data and documents, later using face to face interviews with the managers, some responses to how the areas of programming and communication, articulated in relation to its visitors in two distinct cultural places will be searched, creating space for comparison and discussion of courses of action in different contexts.

Data

12-abr-2011

Palavras-chave

Cultura
Culture
Comunicação
Communication
Heritage
Património
Audiences
Públicos
Museologia
Museology
programação
programming

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo