Título
Dispositivo de reforço da transferência de aprendizagem em formação
Autor
Gonçalves, Ricardina Maria Ribeiro Mendes
Resumo
pt
Este projecto visa aumentar o grau de transferência de aprendizagem da formação num
grupo composto por 10 indivíduos pertencentes ao departamento de customer service de
uma multinacional americana. Para o efeito se proporá o melhoramento de variáveis
organizacionais como Suporte da Organização, Suporte da Chefia e Suporte dos Pares,
bem como, uma maior Adequação da Formação às Necessidades dos formandos,
utilizando diferentes métodos de treino e melhores estratégias pedagógicas. Com esse
propósito recolheremos as opiniões do grupo-alvo, obtendo também as perspectivas do
seu supervisor, pares e indivíduos pertencentes às estruturas funcionais relacionadas.
Com o objectivo de triangular as opiniões, criaremos 5 instrumentos a aplicar em
diversos momentos. Ao conduzirmos este projecto, também tencionamos analisar os
resultados implicados e o impacto derivado da aplicação dos novos dispositivos
metodológicos que se pretende venham a aumentar a transferência da aprendizagem de
formação no grupo, melhorando os processos de comunicação e o sucesso global da
organização. Assim agindo, retiraremos um outro sentido prático deste trabalho, que
consiste na promoção de futuros desenvolvimentos acerca do processo de transferência
de aprendizagem da formação no local de trabalho.
en
This project aims to improve the training transfer level of 10 individuals who compose
the customer service department of an American multinational. With that goal we will
propose the improvement of organizational variables such as Organizational Support,
Supervisor Support and Peers Support, as well as Training Adjustment to the Needs, by
using new methods and instructional strategies. We’ll enquire the individuals belonging
to the focus group and gather prospects from their supervisor and peers, as well as from
functional related structures’ people. With evaluation intentions, we will construct 5
instruments to triangulate respondents’ opinions, which will be applied in different
moments. By conducting this project, our goal is also to analyse the implied results and
impact caused by the application of the new methodological devices which are intended
to increase the transfer of training in the group, improving the communication processes
and the organization global success. Acting this way, we’ll acquire another practical
meaning from this work, which consists of promoting new future developments on
training transfer processes in the workplace.