Título
Avaliação e intervenção em acolhimento temporário: implementação e validação do programa “desenvolver a sorrir”
Autor
Pereira, Maria da Conceição
Resumo
pt
O Acolhimento Temporário é uma medida bastante utilizada nos dias de hoje, pelos
técnicos que intervêm na área da protecção de menores, para proteger a criança. O aumento
do número de retiradas de crianças, do seu meio natural de vida, sem que exista uma rede de
suporte social e familiar, propícia a inexistência de contactos regulares pais-filhos e
consequentemente lacunas ao nível da vinculação. Sendo esta medida de extrema importância
para salvaguardar a protecção e defesa dos direitos das crianças, não se pode ignorar a
necessidade de oferecer um serviço de qualidade, que assegure cuidados adequados e que
promova interacções positivas.
Consciente da importância das interacções no processo de desenvolvimento das
crianças que residem em centros de acolhimento temporário, surge um trabalho que teve
como objectivos avaliar e intervir nas interacções neste contexto.
Neste estudo participaram 40 díades que foram avaliadas com recurso ao Observation
for Measurement of the Environment (HOME) e ao Nursering Children Assessmant Teaching
Scale (NCAST). Com 20 díades desenvolveu-se um programa de intervenção nas interacções,
para compreender os efeitos deste nas interacções diádicas em acolhimento.
Os resultados obtidos demonstram a existência de diferenças nas áreas que avaliam o
ambiente da criança e a interacção das díades, nomeadamente na comparação intergrupos.
Este estudo poderá constituir-se um excelente instrumento de intervenção para se
repensar na prática instituída neste contexto, podendo ajudar no combate à
desresponsabilização dos profissionais, treinando o envolvimento motivando-os a estabelecer
relações positivas com as crianças temporariamente acolhidas.
en
Nowadays, Temporary Sheltering is a widely used measure by child protection
technicians to protect the child. The increasing number of children taken off from their natural
context and the absence of a social and family support network propitiates the inexistence of
regular parents-sons contact and therefore lack of binding. Because this measure is extremely
important in order to protect and defend the rights of children, we cannot ignore the need to
provide a quality service, ensuring appropriate care that promotes positive interactions.
Recognizing the importance of interactions in the development of children living in
temporary shelters, comes a paper with the purpose of evaluating and intervening in the
interactions in this context.
This study enrolled 40 dyads who were assessed using the Observation for
Measurement of the Environment (HOME) and the Nursering Children Assessment Teaching
Scale (NCAST). With 20 dyads an intervention in interactions program was developed, to
understand the effects of dyadic interactions in sheltering.
The results demonstrates the existence of differences the areas which evaluated the
child´s environment and the quality of the dyad’s interaction, particularly in comparisons
between groups.
This study may constitute an excellent intervention tool for rethinking the established
practice in this context, possibly helping to fight against professionals unaccountability,
training involvement and encouraging them to establish positive relationships with
temporarily accepted children.