Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Comunitária e Protecção de Menores
Título

Avaliação e intervenção em acolhimento temporário: implementação e validação do programa “desenvolver a sorrir”

Autor
Pereira, Maria da Conceição
Resumo
pt
O Acolhimento Temporário é uma medida bastante utilizada nos dias de hoje, pelos técnicos que intervêm na área da protecção de menores, para proteger a criança. O aumento do número de retiradas de crianças, do seu meio natural de vida, sem que exista uma rede de suporte social e familiar, propícia a inexistência de contactos regulares pais-filhos e consequentemente lacunas ao nível da vinculação. Sendo esta medida de extrema importância para salvaguardar a protecção e defesa dos direitos das crianças, não se pode ignorar a necessidade de oferecer um serviço de qualidade, que assegure cuidados adequados e que promova interacções positivas. Consciente da importância das interacções no processo de desenvolvimento das crianças que residem em centros de acolhimento temporário, surge um trabalho que teve como objectivos avaliar e intervir nas interacções neste contexto. Neste estudo participaram 40 díades que foram avaliadas com recurso ao Observation for Measurement of the Environment (HOME) e ao Nursering Children Assessmant Teaching Scale (NCAST). Com 20 díades desenvolveu-se um programa de intervenção nas interacções, para compreender os efeitos deste nas interacções diádicas em acolhimento. Os resultados obtidos demonstram a existência de diferenças nas áreas que avaliam o ambiente da criança e a interacção das díades, nomeadamente na comparação intergrupos. Este estudo poderá constituir-se um excelente instrumento de intervenção para se repensar na prática instituída neste contexto, podendo ajudar no combate à desresponsabilização dos profissionais, treinando o envolvimento motivando-os a estabelecer relações positivas com as crianças temporariamente acolhidas.
en
Nowadays, Temporary Sheltering is a widely used measure by child protection technicians to protect the child. The increasing number of children taken off from their natural context and the absence of a social and family support network propitiates the inexistence of regular parents-sons contact and therefore lack of binding. Because this measure is extremely important in order to protect and defend the rights of children, we cannot ignore the need to provide a quality service, ensuring appropriate care that promotes positive interactions. Recognizing the importance of interactions in the development of children living in temporary shelters, comes a paper with the purpose of evaluating and intervening in the interactions in this context. This study enrolled 40 dyads who were assessed using the Observation for Measurement of the Environment (HOME) and the Nursering Children Assessment Teaching Scale (NCAST). With 20 dyads an intervention in interactions program was developed, to understand the effects of dyadic interactions in sheltering. The results demonstrates the existence of differences the areas which evaluated the child´s environment and the quality of the dyad’s interaction, particularly in comparisons between groups. This study may constitute an excellent intervention tool for rethinking the established practice in this context, possibly helping to fight against professionals unaccountability, training involvement and encouraging them to establish positive relationships with temporarily accepted children.

Data

14-mar-2011

Palavras-chave

Acolhimento Institucional
Foster care
Child development
Interacções
Desenvolvimento infantil
Interactions

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

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