Título
A tendência empreendedora em jovens universitários: Um estudo sobre alunos e ex-alunos do curso de Administração da UNIC – Campus Primavera do Leste – MT – Brasil
Autor
Giannasi, Paula
Resumo
pt
A busca pela profissionalização e pelo desenvolvimento do espírito empreendedor são fatores motivadores dos alunos ao entrar no ensino superior, especificamente, em cursos de Administração. Dessa forma, ao iniciar este trabalho o objetivo foi identificar se os alunos e ex-alunos do curso de Administração da UNIC de Primavera do Leste-MT, Brasil, desenvolvem o lado empreendedor, tendo como partida as disciplinas aprendidas na universidade. Se obervou se os professores do curso de Administração da UNIC estão realmente capacitados para despertar nos alunos o espírito empreendedor, possibilitando tanto o conhecimento teórico, como o desenvolvimento da prática empreendedora no investimento em novos negócios ou na qualificação das atividades profissionais. Para construir o estudo foram realizadas duas pesquisas, a primeira essencialmente bibliográfica e a segunda descritiva, em que foram executadas questões quantitativas e qualitativas aos alunos e ex-alunos da instituição alvo do estudo. A partir das informações coletadas junto aos pesquisados, foi possível identificar que a UNIC, especificamente, em relação ao curso de Administração vem desempenhando importante papel, no entanto, ainda muito é preciso ser feito na área da educação de forma prática para despertar nos alunos a habilidade e criatividade empreendedora. Com os dados coletados concluiu-se que o empreendedor é um profissional visionário, que a partir de poucos recursos tem a capacidade de superar obstáculos e alcançar objetivos, sendo que o senso de empreendedorismo pode ser despertado durante o curso superior, como é o caso de Administração, mas para isso, a universidade deve ter professores capacitados para motivar a busca pela inovação nos alunos e, despertar as habilidades que muitas vezes estão adormecidas no acadêmico. Concluiu-se assim, que a UNIC pode tornar-se ainda mais eficiente em sua atividade a partir de alguns ajustes que tem como principal foco a prática do empreendedorismo de seus alunos.
en
The search for professionalization and development of entrepreneurship are motivating factors of students entering higher education, specifically in business courses. Thus, when starting this work the goal was to identify if students and former students from the business course from UNIC Primavera do Leste-MT, Brazil, develop their entrepreneurial view, having as a starting point the disciplines taught at the university. It was observed if the professors of business from UNIC are actually able to arouse the students' entrepreneurial spirit, providing both theoretical knowledge as the development of entrepreneurial practice in investments in new businesses or the qualifications of professional activities. To construct the study two kinds of research were conducted, the first essentially literature review and the second an empirical study, in which quantitative and qualitative issues were answered by students and former students from this institution which are our study target. From the information collected from those surveyed, it was possible to identify that UNIC, specifically in relation to the current Business course has played an important role. However, much more is still needed to be done in the education area in a practical way to arouse the students' skills and entrepreneurial creativeness. With the data collected it was concluded that the entrepreneur is a visionary professional who, from few resources, has the ability to overcome obstacles and achieve goals, and that a sense of entrepreneurship can be awakened during college, as it happens with the business course, but then the university should have qualified teachers to motivate the search for innovation in students, and awaken the skills that often lie dormant in those students. It was concluded therefore that UNIC has still room to be even more efficient in its activity from a few tweaks that has as its main focus the practice of entrepreneurship in their students.